CONTACTOS
Única
Adega Cooperativa do Algarve
Estrada Nacional 125,
Bemparece
8400-901 | Lagoa
T. 282 342 181
F. 282 342 369
adega.lagoa@sapo.pt
[youtube=http://youtu.be/IqXDUgmP_3E]
A Adega Cooperativa do Algarve (ÚNICA) resultou na conjugação de sinergias, criando a fusão numa só estrutura a partir das Adegas Cooperativas de Lagoa e Lagos, ficando as instalações provisoriamente situadas na Adega Cooperativa de Lagoa.
A constituição da Única teve início em 2007 e um dos objetivos é abrir as portas, libertando a estrutura que de certa forma se encontrava um pouco afastada e escondida, dando a conhecer que sempre existe muito mais Algarve que apenas Sol e Mar ou até pressão imobiliária.
Com tudo isto passou a haver também novas imagens aliadas aos sabores mais frescos e frutados das gamas de vinhos na Adega Cooperativa do Algarve que são a forte aposta para agradar a todos os consumidores e adaptar o produto ao mercado atual.
a Única quer adaptar-se às exigências dos mercados e fazer renascer a fama que já teve no século passado.
Agora, no século XXI, há que criar novos perfis de vinhos, elevar a qualidade ao máximo e apostar na divulgação.
Por isso, o primeiro passo foi mesmo dar um novo toque aos vinhos e às suas imagens junto do público.
O enólogo que desde 2009 presta apoio à adega refere, «Os vinhos, por um lado, vão ter o meu cunho pessoal, mas o que eu procuro primeiro é que reflitam a região. Vamos continuar com a nossa gama «Afonso III». ( in Barlavento online)
“Estas são características que passam a ser comuns no que toca aos vinhos da Adega Única, que nasceu da fusão entre as adegas cooperativas de Lagos e Lagoa.
Por isso, o consumidor vai ainda encontrar diferenças nas outras gamas de vinho (tinto, branco e rosé) como o «Lagoa» (Denominação de Origem Protegida).
«O Lagoa Colheita Selecionada (tinto) utiliza as castas de base do Algarve (Crato Preto, Aragonês e Periquita), mas juntamos agora uma mais internacional (Syrah) para ter um perfil mais moderno», explicou o enólogo.
Não será de admirar assim que, ao experimentar este vinho, seja possível encontrar notas de chocolate e de café, com fruta.
Apesar dos novos sabores, mais modernos, a gama continua a abraçar o tradicional.
«O nosso vinho regional é mais abrangente, nele aproveitamos uvas de vários sítios.
Mantivemos as castas de base do Algarve, mas influenciamos um pouco com as castas Syrah e Touriga Nacional», acrescentou.
A opção poderia ter sido criar um perfil mais complexo, com mais aromas a madeira, mas, na opinião do enólogo, a melhor escolha foi dar a esta gama um perfil frutado, pois tanto a casta Touriga Nacional como o Syrah têm estes aromas.
Mas as novidades não ficam por aqui, pois a Adega Cooperativa do Algarve viu ainda renascer a gama Salira, com uma nova imagem, uma nova garrafa e um caráter mais fresco.
Esta última é mesmo a característica diferenciadora no que diz respeito ao renascer destes vinhos, pois o «Algarve é uma zona quente, onde é mais agradável consumir bebidas frescas», justificou Mário Andrade.
Por outro lado, todas estas gamas passarão a ter vinhos de três categorias – branco, tinto e rosé -, havendo lugar para os mais complexos até aos mais simples. O que importa é adequar o perfil do vinho ao mercado existente.
Nada mais resta à adega senão fazer esta reformulação e modernização para adaptar o produto à procura e às expetativas dos consumidores. Um novo passo que começa a ser dado agora, ao fim de 63 anos de vida da ex-Adega Cooperativa de Lagoa, nova Adega do Algarve. ” (FONTE: Barlavento online – Ana Sofia Varela 07/Julho/2010)
PORTFÓLIO
FICHAS TÉCNICAS (FONTE – GUIA DE VINHOS DO ALGARVE)
FONTES: BARLAVENTO ONLINE, GUIA DE VINHOS DO ALGARVE E ÚNICA
3 Comentários
Cândido Capela Dias
3 anos atrásGostei
Jorge Manuel S. Carrapiço
4 anos atrásEu trabalhei para a adega cooperativa de lagoa ao qual me orgulho.
Fui motorista de pesados do Algarve ao norte do país só parei quando fecharam o depósito de Lisboa, se tiverem interesse em abrir um depósito no Barreiro, eu posso fazer entregas por vós, mas com um carro ligeiro, a carta de pesados já caducou.
De – Jorge Carrapiço
Rua jacinto nicola 8-rc dº 2830-284-barreiro
Email – Jorge.m.carrapico@mail.com.
Aproveito para vos mandar este comentário que poderá ser útil para ambos, eu preciso de um suplemento de reforma, pois a que recebo é pouca, e para vós poderá ser uma mais valia para a divulgação e venda dos vossos produtos.
Espero uma resposta vossa.
DE – Jorge Carrapiço.
Fernando Ferreira Pereira
6 anos atrásOs vinhos Algarvios são uma delicia unica no Paìs , com um paladar unico, a adega de lagoa è defacto um simbolo , um prestigio um patrimònio da região algarvia , sò è pena que a unica adega algarvia a adega de lagoa, està a cair aos bocados , ou seja jà não tem quase telhado , està tudo a destruir-se . No tempo das vindimas era bastante turistico vêr as pessoas que transportavam as suas uvas à adega , mas infeliz-mente tudo acaba , posso mesmo dizêr que è com muita tristêza que escrevo estas palavras , infelizmente nem a câmara nem ninguèm fàz algo para salvar um patrimònio com uma grandêza tão grande como a adega de Lagoa , para min e muitos passionantes de uma tão tipica adega de Lagoa , era um imênso prazêr salvàr este grande patrimònio nacional .