A história da vila de Azambuja remonta a tempos remotos.
De acordo com alguns historiadores, a localidade já existia na época romana, com o nome de Oleastrum, que significa “zambujeiro”.
Com a invasão dos muçulmanos em 711 da era cristã, a vila foi ocupada pelos Árabes. Estes deram-lhe a designação de Azanbujâ, que significa “oliveira brava”.
Azambuja foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, que do termo da Azambuja fez doação em 1147 a D. Childe Rolim, filho do conde de Chester, como recompensa pelo heroísmo demonstrado no cerco de Lisboa. Era nessa altura designada por Vila Franca.
O nome de Vila Franca reapareceu no reinado de D. Sancho I, que lhe deu Foral em 1200, ano em que dela fez doação a D. Rolim de Moura, filho do primeiro donatário. Foi possível depreender da Carta de Doação, que Azambuja já era povoada e que a sua doação tinha como intuito legalizar e definir claramente essa ocupação.
A designação Vila Franca manteve-se até ao início do século XIII, época em que foi substituída pelo topónimo Azambuja, como foi confirmada por D. Afonso II no foral em 1218.
Em 1296, D. Dinis, “o Rei Lavrador”, mandou semear nas redondezas, mais precisamente nas Virtudes, o célebre Pinhal de Azambuja, muitas vezes referido por Almeida Garrett, na obra Viagens da Minha Terra.
D. Manuel veio a conceder um novo Foral ao concelho em 1513.
Ao longo dos séculos seguintes, o concelho de Azambuja foi ganhando cada vez mais importância a nível político, administrativo e económico.
No inicio do século XIX, com o aumento da população, promulgou-se um decreto para reestruturar o Concelho, ficando Aveiras de Cima e Aveiras de Baixo como freguesias do município de Azambuja. Após a ameaça do concelho de Azambuja se anexar ao Cartaxo, a população revoltou-se e conseguiu manter a independência. No ano seguinte, juntaram as freguesias de Vila Nova da Rainha, desanexada de Alenquer, Manique do Intendente e Alcoentre, do extinto concelho de Alcoentre.
Após vários restauros e depois da introdução das nove freguesias – Alcoentre, Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima, Azambuja, Maçussa, Manique do Intendente, Vale do Paraíso, Vila Nova da Rainha, Vila Nova de São Pedro – a configuração administrativa do concelho de Azambuja ficou, finalmente, concluída.
1 Comentário