MORADA: Quinta de São Sebastião, Estrada de S. Sebastião, nº9, 2630- 180 Arruda dos Vinhos EMAIL: geral@quintassebastiao.com
LOJA: Estrada da Giesteira, 2630-241 Arruda dos Vinhos
CONTACTO: +351 263 978 549 ou +351 914 222 465
HORÁRIO: Dias úteis, exceto feriados das 9h às 13h e das 14h às 18h
Num dos meus deambulares e voltas pelo mundo vinícola, numa bela tarde decidi fazer-me à estrada sem destino.
Vista de rua
[googlemaps https://www.google.pt/maps?q=Estrada+da+Giesteira,59+2630-241&layer=c&sll=38.988677,-9.082215&cbp=13,199.54,,0,0.08&cbll=38.988301,-9.08145&hl=pt-PT&ie=UTF8&hq=&hnear=Estrada+da+Giesteira+59&ll=38.988685,-9.082003&spn=0.005195,0.006899&t=h&z=14&panoid=0N-WjYR2LjzUH_ndwdt76Q&source=embed&output=svembed&w=425&h=350]
De repente lembrei-me do que provei no Mercado do Campo Pequeno em Novembro do ano passado e algo extraordinariamente bom me saltou à memória. A Quinta de S. Sebastião em Arruda dos Vinhos!
É a escolha do conhecido ator Pedro Lima e da atriz, Anabela Teixeira que no ano passado não resistiu a dar um pulo nas vindimas. E pelo jeito, saiu-se muito bem.
No tempo que demorei a redigir o texto até este preciso ponto, cheguei de Alverca à Arruda dos Vinhos e às instalações administrativas e Loja de Vinhos da Quinta de S. Sebastião. Este tempo demorado é em tudo idêntico ao do percurso desde a capital. Uma boa surpresa a dois passos, bem na área urbana de Lisboa.
Feliz de mim por ver que finalmente alguém faz alguma coisa das belíssimas condições de terroir, clima e solo que lhe são proporcionadas no DOC Arruda.
Ao chegar, fui bastante bem recebido pelo enólogo da casa, Engº Nuno Sevinate Pinto, o qual se mostrou IMEDIATAMENTE disponível (algo raro hoje em dia), e que tirou um pouco da sua rotina para me acompanhar.
Seguidamente, e porque a vida dum produtor de vinhos não para, delegou-me o resto da mostra à simpática Rita Matos – Responsável de Marketing, que tem já a Quinta bem estudada e que demonstrou grande conhecimento. O futuro está garantido e assegurado, tenho a certeza.
ASPETO DAS VINHAS (clique nas imagens para ampliar)
A empresa, nas mãos do Sr. António Parante está estupendamente bem entregue. Um homem apaixonado por um dos maiores, senão o maior património histórico e cultural que Portugal tem.
(clique nas imagens em cima para ampliar)
Um know-how de mais de 2000 anos acumulados, desde gregos e fenícios. A zona de Arruda dos Vinhos, referenciada desde a idade média por Gil Vicente era a sua zona de eleiçao! No mesmo espaço alia duas paixões: vinhos e cavalos. Tudo acumulado desde tenra infância. Os sucessivos prémios arrecadados pelos vinhos, constituem um estímulo muito grande para continuar. Afinal é sempre bom o reconhecimento nacional e internacional de tanto esforço dispendido.
ALGUNS PRÉMIOS
Sob o solo da Quinta existe uma Villa Romana, e vestígios desta civilização, que inclusivamente levam à formação do nome da vila: Arruda (rotare, route, road, rota); Rota dos Vinhos – Arruda dos Vinhos. A fama dos bons vinhos nesta zona vem de tempos imensamente longínquos que se misturam com a história de Portugal.
“O símbolo heráldico que inspira o cunho da Quinta de S. Sebastião, conta a história de um mártir e Santo Cristão, que acreditou poder demover o Império Romano da perseguição aos cristãos.”
Aqui são conservadas as tradições no seu mais puro estado: os ritmos e as rotinas das vinhas segundo a Natureza. E o facto é que daqui saem vinhos de qualidade internacional.
A conjugação dos factores climáticos amenos, dos declives soalheiros, da localização geográfica, da proximidade do mar, da protecção da montanha, sem esquecer uma vasta equipa de gentes que cuidam das terras e vinhas da Quinta de S.Sebastião. Uma quinta com vida e alma próprias!
A Quinta de S. Sebastião apresenta um terroir ideal que garante a qualidade das mais variadas castas e se, aos factores naturais, juntarmos o carinho e o respeito no cuidado que lhes são dados, conseguem obter-se os melhores frutos perfeitos que criam de vinhos únicos, servindo os mais exigentes e rigorosos critérios de selecção.
Castas Tintas: Syrah, Merlot, Touriga Nacional e Tinta Roriz (aragonês).
Castas Brancas: Arinto e Cercial.
PORTFÓLIO
O enólogo Filipe Sevinate Pinto, está na Quinta desde de 2012, trazendo todo o seu know-how, experiência e criatividade, para levar ainda mais longe os blends que vão fazer dos vinhos aqui produzidos um marco de prestígio e identidade da Quinta de S. Sebastião.
2 Comentários