História da Quinta da Aveleda
Algum Portefólio
Aveleda FonteO Aveleda de sempre tem nome próprio! Aveleda fonte é o vinho de confiança que tão bem conhece e aprecia. O seu sabor especialmente frutado e delicado torna-o num vinho fresco, agradável em quaquer ocasião. Esta composição única faz de Aveleda Fonte o par ideal para marisco, peixe e carnes brancas. Produzido de acordo com os mais exigentes standards de qualidade a que a Aveleda o habituou, Aveleda Fonte é a garantia de momentos de prazer e descontração. Aveleda Fonte é o Sabor que o acompanha.
|
Casal GarciaCasal Garcia é o vinho da alegria capaz de unir culturas. Abrir uma garrafa de Casal Garcia é a receita ideal para viver momentos de alegria e festejar a vida! Uma história de sucesso que começou em 1939. O aparecimento da marca Casal Garcia data de 1939, sendo já para a época um vinho inovador, marcado pelas novas técnicas utilizadas pelo enólogo francês Eugène Hélisse. O seu sabor suave e frutado dá-lhe um carácter jovem, fresco e leve que o torna o companheiro indispensável da boa disposição. É ideal para acompanhar pratos de peixe, marisco, saladas ou pratos de gastronomia oriental. Em 2007 Casal Garcia comemorou a chegada a 60 países, consagrando-se como o maior exportador de alegria, sendo consumido em todo o mundo. Para celebrar esta marca, Casal Garcia lançou uma edição comemorativa, para que todos os seus amantes possam partilhar desta alegria. 2008 foi o ano que deu um tom rosado a Casal Garcia. Nasceu o novo Casal Garcia Rosé! A partir de agora, a Primavera tem ainda mais alegria com a frescura de Casal Garcia que agora também tem notas de morango e framboesa. |
CharambaA Aveleda iniciou na década de 1990 um novo e aliciante projecto com a produção de um vinho do Douro. O vinho é uma conquista, fruto de um saber antigo que, atravessando um sonho de gerações, alcança hoje a glória e o sucesso. Este é o vinho do século XXI, que o leva a viajar pelos sentidos, numa experiência mágica e sublime, onde as inspirações mais subjectivas da alma têm grande destaque. |
FolliesEsta é uma marca que organiza 5 perfis de vinhos que Não estão organizadas por regiões, como é habitual no chamado “Velho Mundo”, mas estão ordenadas por sabores, sensações e inspirações. E de onde vem o nome “Follies”? Nos códigos da arquitectura, a Folly coincide com uma estrutura decorativa, não funcional, excêntrica e simbólica, erguida por alguém que se alimenta pela simples paixão de construir. Manifestações de pura arte, que também a Aveleda se orgulha de possuir. O impulso criador é isso mesmo. Vale por si não necessitando de qualquer justificação lógica. Cada uma com a sua história para contar e associada a um vinho específico dentro da gama FOLLIES. Assim, cada um destes 5 vinhos celebra, através do seu rótulo, uma das Follies da Aveleda. |
PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO DA QUINTA DA AVELEDA
A TORRE DAS CABRAS
Numa ode à natureza e às antigas gerações da Quinta da Aveleda, foi edificada uma torre de três andares, com uma rampa em espiral de madeira para albergar cabras anãs.
Símbolo da fertilidade e da abundância, a cabra protagoniza o mito de uma terra que soube sempre dar o seu melhor fruto.
A JANELA MANUELINA
Foi numa casa da Ribeira, no Porto, que a Rainha D. Filipa de Lancastre deu à luz o seu filho Infante D. Henrique, o mesmo local onde muitos reis haviam pernoitado aquando das suas visitas à cidade Invicta.
Havia uma janela especial onde, segundo a tradição, D. João IV terá sido aclamado Rei de Portugal.
A janela foi doada, mais tarde, a Manoel Pedro Guedes da Silva da Fonseca, que a transportou para os jardins da Quinta da Aveleda, sua propriedade.
Recordando os gestos dos Descobrimentos, bem como a glória do poder nacional, esta Folly revela-se uma fonte de inspiração através dos tempos, para a realização de feitos grandiosos
A FONTE DE NOSSA SENHORA DA VANDOMA
Imponente Fonte de Granito dedicada a Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da Cidade do Porto.
Do homem verde, em granito, brota água cristalina que, silenciosa, corre depois a nossos pés até murmurar de novo em duas pequenas fontes, onde um golfinho numa concha evoca as viagens marítimas do vinho aqui produzido.
A CASA DA AGUIEIRA
Era uma vez uma Casa cujo dono era um ilustre político e viticultor do século XIX, o Visconde da Aguieira.
A propriedade, situada nas terras encantadas de Águeda, encerrava em si o maior dos mistérios – a arte de bem vindimar – tendo sido a pioneira da região no engarrafamento de vinho tinto.
Em 1998, a Aveleda adquiriu este fascinante tesouro, tendo-o enriquecido mais e mais, com a ajuda do sábio e famoso enólogo francês Denis Dubourdieu. Desde então, o vinho tem sido cuidado com sabedoria e paixão que lhe conferem características únicas.
ASPETOS ( clique para ampliar )
FONTES: CM Penafiel, Revista de Vinhos e site Quinta da Aveleda
3 Comentários
Benedita Soller
10 anos atrásFnobreguedes@hotmail.com Em 23/09/2014 01:01, “Clube de Vinhos Portugueses” escreveu:
> cluvipor posted: ” História da Quinta da Aveleda > Algum Portefólio Aveleda Fonte O Aveleda de sempre tem nome próprio! > Aveleda fonte é o vin”