QUANDO OS SABORES SÃO UMA ARTE
Em Lamego a gastronomia é uma Arte e uma Festa. Uma grande parte dos pratos e da doçaria tradicional tem uma história velha de séculos e as suas receitas passaram de geração em geração. Muitos dos doces mais conhecidos e apreciados tiveram origem nos conventos e foram criados no segredo dos deuses.
É essa sabedoria e essa arte que as gentes de Lamego se orgulham de possuir. Por isso uma refeição tradicional, acompanhada de um bom vinho, é sempre um privilégio e uma satisfação para quem aprecia o mais autentico da gastronomia típica.
Para petiscar é obrigatório saborear as bolas. De presunto, fiambre, vinha d’alhos, frango, atum, sardinha ou bacalhau, cai sempre bem. O presunto e os enchidos desta terra, bem conhecidos em todo o país, constituem também um excelente aperitivo.
Para a refeição principal, o ideal é o cabrito assado com batatas e arroz de forno. Este é o prato mais representativo da gastronomia lamecense. Também se pode optar pelos milhos com entrecosto, pelas trutas de escabeche, ou, para quem aprecia a caça, coelho assado no forno.
À sobremesa, vale a pena provar uma tarte de maçã, um biscoito da Teixeira, ou um doce de ovos.
Qualquer que seja a ementa escolhida, para acompanhar é imprescindível um bom vinho maduro da região, seja tinto ou branco. Nos dias de festa, um brinde com uma taça de espumante natural aqui produzido dá o toque de requinte a qualquer refeição.
… e um cálice de Vinho do Porto vai saber bem a qualquer hora…..
PRATOS TÍPICOS
Cabrito com batatas assadas
Coelho assado no forno
Trutas de escabeche
milhos com carne de vinha d’alhos
PETISCOS
Bolas de presunto, fiambre, vinha d’alhos, frango, atum, sardinhas e bacalhau
Presunto com azeitonas
Queijinhos
Carnes de porco fumadas
Enchidos
DOCES
Peixinhos de chila
Doce de ovos
Pão-de-ló
Pasteis “Lamegos”
VINHOS
Branco e tinto de mesa
Espumantes naturais
Vinho do Porto
1 Comentário