ROTAS

O arquipélago dos Açores encontra-se a 1600 quilómetros a Oeste da costa continental portuguesa e é formado por nove ilhas. Os solos, de origem vulcânica, são pouco espessos e relativamente recentes. O clima é temperado e caracteriza-se por variações de temperatura pouco significativas e chuvas abundantes, que se distribuem regularmente ao longo do ano.

Apenas em três das nove ilhas, Terceira Pico e Graciosa, existem zonas demarcadas para vinhos brancos.

Vinhas do Pico

Vinhas do Pico

O ”Pico” é um vinho licoroso branco, produzido na Ilha com o mesmo nome a partir de uvas cultivadas em terrenos pedregosos; a área de vinha é muito reduzida e as parcelas são cercadas de pedra solta a que dão o nome de “currais”, cuja finalidade é de proteger as plantas da ação dos ventos salgados, vindos do mar.

Vinhas da Graciosa

Vinhas da Graciosa

Na Ilha Graciosa produz-se o IPR “Graciosa”, vinho branco resultante de videiras também cultivadas em “currais”.

Vinhas dos Biscoitos

Vinhas dos Biscoitos

O prestigiado vinho licoroso branco “Biscoitos” é produzido na Ilha Terceira. Esta designação “Biscoitos” deve-se ao facto de o solo ser muito pedregoso de cor escura, semelhante ao biscoito que, na época dos descobrimentos, os navegadores utilizavam como pão. A vinha é implantada em quadrículas (curraletas), separadas entre si por muros constituídos por pedras soltas (travessas) que a protegem dos ventos.

Museu do Vinhos nos Biscoitos

Museu do Vinhos nos Biscoitos

Assim sendo, as Denominações de Origem dos Açores, criadas em 1994 são três: Graciosa, Biscoitos (na ilha Terceira) e Pico. Porém, desde 2004, também passou a ser possível a comercialização de vinhos com a denominação Vinho Regional Açores, cuja área geográfica de produção abrange todas as ilhas.

O vinho produzido nos Açores tornou-se famoso e foi largamente exportado, particularmente o produzido na Ilha do Pico, para todo o Norte da Europa e até para a Rússia. Depois da revolução bolchevique, em 1917, foram encontradas garrafas de Vinho Verdelho do Pico armazenadas nas caves dos antigos czares da Rússia. O generoso da ilha do Pico, é considerado o melhor vinho produzido na região.

AS ROTAS

(clique nos links assinalados para aceder a mais informação)

POR ONDE PODE PASSAR
ROTA 1: Ilha do PicoROTA 2: Ilha GraciosaROTA 3: Ilha Terceira
Lages do PicoSanta Cruz da GraciosaAngra do Heroísmo
Madalena Biscoitos
São Roque do Pico Praia da Vitória
PRODUTORES DE VINHO JÁ APRESENTADOS QUE PODERÁ ENCONTRAR
Cooperativa Vitivinícola do PicoAdega Cooperativa da GraciosaCasa Brum
Curral AtlântisDenominação de Origem Protegida – GraciosaDenominação de Origem Protegida – Biscoitos
Denominação de Origem Controlada – Pico  
   
PODERÁ QUERER CONHECER AINDA
Vinho dos Açores
Vinhos IGP Açores
VINHAS DO PICO – PAISAGEM PATRIMÓNIO MUNDIAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO