ROTEIROS
(clique nas mapas para ampliar)
Ao vir a esta zona venho à procura do típico Vinho Medieval de Ourém (antigo “palhete” – clique AQUI para saber mais). Um bom roteiro, boa aventura e muita história pelo meio!
QUINTA DO MONTALTO
Toda a visita foi excelente conduzida pelo Engº André Gomes Pereira, acompanhado do Sr. Luís Mendes atual proprietário.
A primeira paragem remete para um recuo no tempo de século e meio, desde o início aos tempos atuais, na posse da família Gomes Pereira, vamos então na 4ª geração, que cada uma ao seu estilo foi recebendo os legados deixados, valorizando este património tiquíssimo!
A denominação Montalto aparece em 1880 por Mariano Gomes Pereira Baptista que tal como agora, foi adquirindo talhõs e outras propriedades, completanto os atuais perto de 15 hectares de vinha.
Vinha ordenada e conduzida
Vinha Medieval
Nesta Quinta pode contemplar-se precisamente uma vinha plantada ao estilo medieval com Trincadeira e Fernão Pires, em pé franco até ao momento em que as videiras começam a carregar de fruto, altura em que é colocada uma estaca em cada uma.
Além da vinha também havia gado e onde atualmente estagiam garrafas e até se procede à romuage dos espumantes é o lugar das antigas instalações duma vacaria, além de pomares de diversos frutos, e onde se produziam precisamente “uvas para um célebre palhete, vinho de bica aberta com pico a esguichar, muito guloso e enganoso no grau”. A velha prensa, tanque e o apetrecho para esmagamento e esgotamento dos engaços antigos permanencem.
A Quinta do Montalto, dispões, apesar de ainda não organizado, de local próprio para venda de vinhos e praticamente todo é escoado todos os anos! Venha daí conhecer a Quinta do Montalto com a sua visita.
TABERNA DO ZÉ CRISTINO
É uma casa ampla e moderna, mas que ao mesmo tempo tenta reproduzir os sabores de outrora e serve precisamente vinhos da região, incluindo o típico Vinho Medieval de Ourém. Local de paragem seguramente.
(clique nas imagens para ampliar)
Castelo de Ourém