São dois produtores distintos, em duas diferentes localizações. Têm a vantagem de produzirem DOC’s genuinamente de Torres Vedras, vinhos de grande tipicidade que se nota no aroma e ambos constituem um roteiro. Um produtor de quinta e outro de Adega.
Ambos tiveram dois puros DOC Torres Vedras premiados a nível nacional e internacional, as Caves Bonifácio teve o seu Patrimonuim DOC TVD Tinto 2008, a Adega de São Mamede da Ventosa, os seus Alma Vitis DOC TVD Tinto 2012 e o Alma Vitis DOC TVD Branco 2014 recentemente na Feira do Bombarral.
Pelo meio sempre poderá apreciar os monumentos às Linhas de Torres, o Castelo ou até dar um pulo à praia de Santa Cruz.
CAVES BONIFÁCIO – BONIFÁCIO WINES
Constituem um histórico na zona, com mais de 50 anos de história, bastante virados para o mercado externo, onde tive o prazer de ser recebido pelo Sr. António.
Provaram um facto: estavam preparados para uma visita inesperada que foi a minha, que de passagem resolvi tocar e logo me indicaram para entrar.
Tal como alguns produtores na zona, queixa-se da pouca aposta local, quer garrafeiras e principalmente restauração na aposta em vinhos locais, especialmente os DOC’s Torres Vedras.
Provar um vinho da zona é recuar no tempo e degustar o que mais típico existe na região, outrora também grande fornecedor de cereais. A comprovar estão os inúmeros moinhos de vento, para moagem de farinha e posterior fabrico de pão.
Um ponto de paragem que vale a pena. Tem venda ao público nas suas instalações.
AS LINHAS DE TORRES
(clique nas imagens e nos textos para ampliar)
ADEGA COOPERATIVA DE SÃO MAMEDE DA VENTOSA
Constituem dos maiores produtores de vinhos na Região de Vinhos de Lisboa.
Na senda da modernidade, a Adega prepara-se também ela para começar a receber os visitantes. Irá ter espaço para eventos, uma sala que servirá de conferências e ainda de uma loja própria de venda ao público.
Dentro de dois meses e após a campanha das vindimas, conforme me confidenciou o seu presidente, o Sr. Luís Santos, a loja irá abrir ao público, tornando-se assim mais um ponto de paragem para quem pretenda adquirir bons vihos a excelentes preços, a começar pelos seus leves, vinhos certificados (IG’s ou Regionais) e de agrado geral.
Existém também há mais de 50 anos, sendo mais uma das várias Adegas Cooperativas que resistiram na região. E bem!
Um convite à sua visita … dentro de aproximadamente 2 meses.