Mais um produtor que nos chega do Algarve que tem o mérito de me surpreender cada vez mais.
É algo que me satisfaz imenso. Uma lufada de ar fresco. No do nascimento de projetos imobiliários como cogumelos, hotéis, empreendimentos, etc, prefiro vinhas.
Até porque de certa forma, por um lado ajuda a combater a pressão sobre o solo que por sua vez movimenta terras até à costa marítima, por outro permite precisamente a fixação dessas mesmas terras, protegendo-as a montante com as vinhas da erosão.
Além disso diversifica a oferta do Algarve, para além de Sol e Mar.
PROPOSTAS GASTRONÓMICAS
Clique em qualquer prato para aceder às respetivas receitas
No panorama dos vinhos, cada vez aparecem mais produtores e com muita qualidade, como é o caso da Herdade dos Pimentéis, que acrescenta e muito.
Desde já envio o meu sincero agradecimento à Sra. Da. Ana Sofia Pimentel E Paulo fonseca pela oportunidade que me dão em falar de Vinhos do Algarve. O meu bem haja.
Este projeto conta já com 10 anos, dentro da zona de Portimão, e dos seus 40 hectares, metade são vinhas, a outra metade repartida entre alfarrobeiras e amendoeiras. O regime é o plantio de produção Integrada, executado pela Família Pimentel oriunda do Alentejo e que trouxe consigo todo o seu saber.
Castas Tintas: Touriga Nacional, Syrah, Aragonês, Cabernet Sauvignon, Trincadeira e Tinto Cão.
Casta Branca: Moscatel branco.
Clima: Mediterrânico recebendo ventos resultantes da brisa marinha e da Serra Algarvia, principalmente da Serra de Monchique. Excelente exposição ao Sol em fase de maturação.
Solo: Argilo-calcário
Enólogos responsáveis: Jorge Magalhães e Paulo Fonseca.
IMAGENS DA MINHA VISITA À HERDADE DOS PIMENTÉIS (27-04-2016)
2 Comentários