Principais Aromas do Vinho: Letra “C

Caça Odor animal muito forte, característico dos vinhos evoluídos que sofreram uma forte redução na garrafa.

Caça
Odor animal muito forte, característico dos vinhos evoluídos que sofreram uma forte redução na garrafa.

Cacau Aroma nobre característico de algumas velhas colheitas. Pode detectar-se em garrafas veneráveis de vinhos tintos

Cacau
Aroma nobre característico de algumas velhas colheitas. Pode detectar-se em garrafas veneráveis de vinhos tintos

Café Aroma café verde, que, muitas vezes, se associa a certas variedades como a Cabernet Sauvignon. Aroma que recorda o café torrefacto, que se encontra em vinhos evoluídos, geralmente de qualidade.

Café
Aroma café verde, que, muitas vezes, se associa a certas variedades como a Cabernet Sauvignon. Aroma que recorda o café torrefacto, que se encontra em vinhos evoluídos, geralmente de qualidade.

Camomila Odor que recorda o destas plantas (macela) e que se detecta em alguns vinhos jovens.

Camomila
Odor que recorda o destas plantas (macela) e que se detecta em alguns vinhos jovens.

Carvalho Odor derivado do estágio em pipa de carvalho aromático, que deve estar em perfeita harmonia com outras características do vinho (corpo, álcool, tanino, acidez, etc.).

Carvalho
Odor derivado do estágio em pipa de carvalho aromático, que deve estar em perfeita harmonia com outras características do vinho (corpo, álcool, tanino, acidez, etc.).

Casca de laranja Aroma frutado de alguns vinhos

Casca de laranja
Aroma frutado de alguns vinhos

Cássis Baga aromática, espécie de groselha preta cujo odor e sabor pode detectar-se em vinhos de grande qualidade (merlot, cabernet sauvignon, pinot noir, syrah, tempranillo). Como todos os aromas frutados, com a passagem do tempo, o aroma de cássis desaparece ou transforma-se.

Cássis
Baga aromática, espécie de groselha preta cujo odor e sabor pode detectar-se em vinhos de grande qualidade (merlot, cabernet sauvignon, pinot noir, syrah, tempranillo). Como todos os aromas frutados, com a passagem do tempo, o aroma de cássis desaparece ou transforma-se.

Castanha Odor frutado que evoca o da castanha torrada e quente, característico de alguns chardonnays fermentados em madeira, ou o da castanha assada, que aparece em alguns vinhos brancos jovens.

Castanha
Odor frutado que evoca o da castanha torrada e quente, característico de alguns chardonnays fermentados em madeira, ou o da castanha assada, que aparece em alguns vinhos brancos jovens.

Cebolinho Odor vegetal de alguns vinhos brancos que evoca o desta planta

Cebolinho
Odor vegetal de alguns vinhos brancos que evoca o desta planta

Cedro Odor da madeira nobre que alguns grandes vinhos possuem, com um matiz balsâmico, de resina nobre, mais perfumado que o odor resinoso do pinho. Nos grandes cabernets sauvignon, este odor balsâmico não procede da madeira de estágio, mas do próprio vinho.

Cedro
Odor da madeira nobre que alguns grandes vinhos possuem, com um matiz balsâmico, de resina nobre, mais perfumado que o odor resinoso do pinho. Nos grandes cabernets sauvignon, este odor balsâmico não procede da madeira de estágio, mas do próprio vinho.

Ceifa do feno Odor vegetal que recorda o feno cortado ou as fragrâncias dos prados na altura da ceifa.

Ceifa do feno
Odor vegetal que recorda o feno cortado ou as fragrâncias dos prados na altura da ceifa.

Celulóide Odor que evoca o da cânfora. Pertence à família dos aromas a especiarias, dado que a celulóide é uma mistura entre a nitrocelulose e a cânfora

Celulóide
Odor que evoca o da cânfora. Pertence à família dos aromas a especiarias, dado que a celulóide é uma mistura entre a nitrocelulose e a cânfora

Cera Odor característico dos vinhos doces naturais e vinhos brancos licorosos, que evoca o da cera de abelha. É também aroma próprio de vinhos brancos de grande classe, com corpo e um pouco evoluídos.

Cera
Odor característico dos vinhos doces naturais e vinhos brancos licorosos, que evoca o da cera de abelha. É também aroma próprio de vinhos brancos de grande classe, com corpo e um pouco evoluídos.

Cereja Aroma frutado que aparece em alguns vinhos rosados e tintos. Utiliza-se também para designar cor de certos tintos

Cereja
Aroma frutado que aparece em alguns vinhos rosados e tintos. Utiliza-se também para designar cor de certos tintos

Chá Odor vegetal que recorda o das folhas de chá em infusão, com as delicadas fragrâncias de rosa aromática. O aroma do chá tem certo parentesco com o do jasmim. Aparece em vinhos brancos envelhecidos em barrica e em alguns tintos mais nobres.

Chá
Odor vegetal que recorda o das folhas de chá em infusão, com as delicadas fragrâncias de rosa aromática. O aroma do chá tem certo parentesco com o do jasmim. Aparece em vinhos brancos envelhecidos em barrica e em alguns tintos mais nobres.

Charuto O aroma vegetal de tabaco é próprio de vinhos já evoluídos, mas quando recorda o charuto havanês, maduro, é próprio dos vinhos tintos de grande classe.

Charuto
O aroma vegetal de tabaco é próprio de vinhos já evoluídos, mas quando recorda o charuto havanês, maduro, é próprio dos vinhos tintos de grande classe.

Chocolate Odor que evoca o deste alimento, obtido do cacau torrado. É característico de certos vinhos tintos.

Chocolate
Odor que evoca o deste alimento, obtido do cacau torrado. É característico de certos vinhos tintos.

Cidra Odor que recorda a fruta do mesmo nome, de características parecidas com o limão.

Cidra
Odor que recorda a fruta do mesmo nome, de características parecidas com o limão.

Cipreste Aroma balsâmico que se encontra em certos vinhos nobres.

Cipreste
Aroma balsâmico que se encontra em certos vinhos nobres.

Cítrico Odor frutado de certos vinhos que evoca a dos frutos citrinos (sidra, limão, laranja, etc.).

Cítrico
Odor frutado de certos vinhos que evoca a dos frutos citrinos (sidra, limão, laranja, etc.).

Côco Aroma agradável que aparece em certos vinhos com estágio em madeira.

Côco
Aroma agradável que aparece em certos vinhos com estágio em madeira.

Cogumelo Aroma pertencente à família dos aromas vegetais e também à dos aromas de especiarias. Encontra-se mais facilmente em vinhos longamente estagiados em garrafa.

Cogumelo
Aroma pertencente à família dos aromas vegetais e também à dos aromas de especiarias. Encontra-se mais facilmente em vinhos longamente estagiados em garrafa.

Compota Odor frutado que recorda o de frutas cozidas e que aparece em vinhos muito intensos e maduros.

Compota
Odor frutado que recorda o de frutas cozidas e que aparece em vinhos muito intensos e maduros.

Confeitaria Odor que recorda o das frutas em compotas, plum cake, frutos secos e rebuçados

Confeitaria
Odor que recorda o das frutas em compotas, plum cake, frutos secos e rebuçados

Couro Ver animais.

Couro
Ver animais.

Couve Odor vegetal, desagradável e muito potente, que recorda o das couves.

Couve
Odor vegetal, desagradável e muito potente, que recorda o das couves.

Cozido Odor quente que se detecta em alguns vinhos tintos fermentados em cimento ou em cubas de madeira que sofreram fortes elevações de temperatura durante a vinificação

Cozido
Odor quente que se detecta em alguns vinhos tintos fermentados em cimento ou em cubas de madeira que sofreram fortes elevações de temperatura durante a vinificação

Cravo Odor floral que recorda o perfume que esta cariofilácea exala e que é devido à riqueza natural do vinho em isoeugenol.

Cravo
Odor floral que recorda o perfume que esta cariofilácea exala e que é devido à riqueza natural do vinho em isoeugenol.

Cravo-da-índia Aroma a especiarias de certos tintos, que recorda o dos botões secos das flores do craveiro. Distingue-se nos grandes tintos de qualidade mediterrânicos

Cravo-da-índia
Aroma a especiarias de certos tintos, que recorda o dos botões secos das flores do craveiro. Distingue-se nos grandes tintos de qualidade mediterrânicos

Crisântemo Odor floral, característico de alguns vinhos brancos secos, que recorda o desta túbera.

Crisântemo
Odor floral, característico de alguns vinhos brancos secos, que recorda o desta túbera.