Casal Branco
EN 118
2080-362 Benfica do Ribatejo-Almeirim
Tel: 243 592 412; Fax: 243 593 078;
A meio da manhã, arribei a esta magnífica bi-centenária quinta do Ribatejo e fui excelentemente bem recebido pelo responsável pelas vendas e marketing, o Sr. David Ferreira, a quem endereço desde já o meu agradecimento não só pela forma cordata com que fui recebido e presenteado por um magnífico sortido da oferta vitivinícola da quinta, como também pelo diálogo aberto que manteve comigo, e decerto contribuiu para este artigo.
Tenho que dar igualmente os meus parabéns pelos magníficos vinhos aqui produzidos e pela forma empenhada com que leva o bom nome de Portugal a outras paragens, como os casos da Bélgica, Reino Unido, Finlândia, China, entre outros.
Cá dentro pouco se conhece, dada a má fama dos vinhos do Ribatejo no passado; no presente, com um esforço titânico estas casas e solares ribatejanos, nos proporcionam, na minha perspectiva, a melhor relação qualidade-preço de Portugal. Algo muito conveniente na actual conjuntura económica, portanto o consumidor é o principal exigente destes vinhos.
A QUINTA
Quase duzentos e cinquenta anos carregam esta quinta até ao presente, presenteando-nos com um verdadeiro néctar dos deuses, fruto de inovação, como comprova o brilhante sistema de rega à gota, implementado nas vinhas situadas à beira da Estrada Nacional 118, sentido entre Benfica do Ribatejo e Almeirim, e cuja área se estende quase até aos limites da A13.
Para além dos vinhos, existe produção florestal e uma Cudelaria de Cavalo Puro Sangue Lusitano.
O enoturismo aqui é uma excelência, não só em termos de instalações, como em termos do seu acolhimento. Outra coisa não seria de esperar, para quem o aguarda que apareça numa escapadinha a fugir à “civilização” citadina, e refugiar-se na calma bucólica do campo. Experimente.
VINHAS
Área: 140 ha
Idade média: 30 anos
Solo: Franco-arenoso
Castas Brancas: Fernão Pires e Sauvignon Blanc
Castas Tintas: Castelão, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Merlot, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.
ADEGA:
Capacidade instalada: 600000L
Capacidade futura: 1000000L
Equipamento: Cubas de inox e barricas de carvalho francês e americano.
Tanques de pisa-a-pé, com refrigeração. Alia-se aqui o tradicional, às técnicas modernas de vinificação.
ALGUM PORTOFÓLIO
Naturalmente que o leitor terá que se deslocar à própria Quinta do Casal Branco. Deixe-se surpreender.
PROMOÇÃO DA LOJA DA QUINTA: Capucho Cabernet Sauvignon 2001, 3,95€.
Experiência pessoal: vale mesmo a pena!
7 Comentários
Carlos J.S. Ferreira
12 anos atrásSou cliente a bastante tempo, mas só agora tenho o vosso contacto via mail
pelo meu lado tenho difundido os vossos produtos, pela simples razão que dentro dos vinhos ribatejanos são os melhores que encontrei.
Parabéns.
Jorge Cipriano
12 anos atrásGrato pela apreciação. 🙂
Cumprimentos,
Jorge
Mário Figueiredo
13 anos atrásNa verdade,este sítio é um paraíso,não só pelos vinhos mas também,pelo aspecto cuidado da zona envolvente, pelos seus funcionários e também pelo anfitrião Dr. José do Carmo,que não deixa em maõs alheias a condução desta beleza,implantada no coração do ribatejo.por tudo o meu bem hajam.mário figueiredo
CARLOS NUNES
14 anos atrásÀ CERCA DE 4 ANOS PASSEI POR ACASO PELA VOSSA QUINTA.CONVIDARAM-ME A FAZER UMA PROVA DE VINHOS, DA QUAL EU E MINHA ESPOSA ADORÁMOS. NO DIA DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA TIVE A OPORTUNIDADE DE NOVAMENTE PASSAR E AQUIRIR O VOSSO EXCELENTE NECTAR. DE VOLTA PARA O ALGARVE, ONDE POSSUO UM TURISMO RURAL DE QUALIDADE, VOU DE FUTURO DENTRO DO MEU RESORT, COM AS MINHAS EXCELENTES IGUARIAS, RECOMENDAR AOS MEUS CLIENTES(SOBRETUDO MERCADO ALEMÃO)OS VOSSOS VINHOS.
BEM HAJAM.
Jorge Cipriano
14 anos atrásGrato pela apreciação. Jorge