HISTÓRIA
ADEGA
A constante procura da melhoria da qualidade na produção dos seus vinhos levou a que a adega da Quinta de Soalheiro tenha sofrido ao longo dos tempos várias evoluções.
Inicialmente, no fim dos anos 70 e início dos anos 80, apenas possuía as tradicionais prensas verticais de trabalho manual e tonéis em madeira de castanho de média dimensão, onde o controlo de temperatura de fermentação era difícil e efectuado recorrendo a chuveiros de água.
Actualmente, a adega possui equipamento enológico actual que permite um perfeito controlo da vinificação e engarrafamento, respeitando a qualidade das uvas que são vinificadas.
Pretende-se com esta adega produzir Alvarinhos personalizados, sempre com a convicção de manter um tradicionalismo esclarecido.
VINHAS
A única variedade existente em todas as vinhas é o Alvarinho. Todas as vinhas estão implantadas entre os 100 e os 200 metros de altitude, em solo de origem granítica.
O microclima que influência a produção dos uvas que vão originar o Alvarinho é muito particular.
A região de Melgaço é protegida por um conjunto de serras e montes que permitem um casamento perfeito entre a pluviosidade, a temperatura e o número de horas de sol necessários à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho.
CASTA ALVARINHO
PORTEFÓLIO
FONTES: Rota dos Vinhos Verdes e site da Quinta do Soalheiro
4 Comentários