Antes de chegarmos à Quinta de Chocapalha, atravessamos a lindíssima e pitoresca Aldeia Galega da Merceana. É como que recuar 3 séculos no tempo! A sua história remonta desde a nacionalidade. Pode apreciar por exemplo o pelourinho ou o fontanário. As ruas todas calcetadas com paralelos.
Depois entramos na Quinta de Chocapalha!
História
Localizada nos arredores da Aldeia Galega, a Quinta de Chocapalha pertenceu, desde o início do séc. XIX, a Constantino O`Neil que mais tarde a doou a Diogo Duff, ilustre fidalgo escocês muito estimado de El-Rei D. João VI que o condecorou com a comenda de «Torre e Espada». A Quinta permaneceu na posse da família Duff até à década de oitenta do século passado, altura em que foi adquirida por Alice e Paulo Tavares da Silva.
As últimas décadas têm conhecido uma evolução notável ao nível das vinhas. Profundas benfeitorias nos 45 hectares de vinhas e novas técnicas de cultivo foram introduzidas na Quinta de Chocapalha,
continuando-se as antigas tradições desta Quinta vinhateira, sempre em busca de uma melhoria da qualidade e prestígio dos seus vinhos.
Só na vindima de 2000, momento em que as vinhas atingiram a sua maturidade e qualidade pretendida, se decidiu proceder ao início da vinificação. Nessa altura, Sandra Tavares da Silva, filha dos proprietários, desafiou os Pais a começarem a produzir vinho com as melhores uvas aqui produzidas. Desde essa altura a direcção técnica é assegurada por Sandra Tavares da Silva.
Actividades:
Com marcação, poderá visitar as vinhas, a adega, fazer uma prova de vinhos e até almoçar.
Acompanhados e guiados por um dos proprietários ou pelo enólogo residente, João Miguel Cavaco, poderão fazer um passeio pela Quinta de Chocapalha, pela sua pequena floresta e barragem, pelo lindo pomar, e pelos vinhedos. Se a visita for efectuada no final do Verão, poderão ainda desfrutar de um dos momentos mais esperados do ano, que são as vindimas.
Na visita à adega, fique a conhecer as técnicas e métodos de vinificação utilizados para a produção dos elegantes vinhos da Quinta de Chocapalha. Da chegada da uva à adega, até à fermentação, conheça cada passo do processo. Depois disso veja onde o vinho é armazenado durante o processo de envelhecimento.
Depois da visita aos vinhedos e adega, poderá passar à prova de alguns dos vinhos engarrafados e até provar directamente das barricas, permitindo mostrar os elementos com que se fazem os vinhos da Quinta da Chocapalha.
As provas de vinhos devem ser marcadas com antecedência, e as refeições são servidas apenas para grupos entre 10 a 40 pessoas.
4 Comentários