Ver ainda:
Marcação da data de vindima
Cerca de um mês antes da data habitual de vindima, recolhem-se aleatoriamente bagos na vinha, para que se possa, com as amostras recolhidas, fazer uma amostragem dos vários parâmetros – peso dos bagos, teor de açúcares, álcool provável, acidez, pH – necessários para determinar qual o estado de maturação da uva.
FONTE DAS TABELAS: IVV
A marcação da data de vindima é feita em função dos resultados obtidos das várias análises efetuadas, com o objetivo de apanhar as uvas no estado de maturação desejado.
Vindima mecânica VS. Vindima manual
Hoje em dia é bastante comum a vindima ser efetuada com a ajuda de máquinas. As máquinas de vindimar são bastante eficientes, sendo uma preciosa ajuda quando se tem uma grande extensão de vinha para vindimar.
No caso de terrenos com relevo, ou na impossibilidade de usufruir deste tipo de equipamento, a vindima manual, para além de tradicional, permite uma primeira seleção dos cachos na vinha.
2 Comentários
Alcina Maria Marinheiro Dias
7 anos atrásPode ser impressão minha, mas como em casa dos meus pais fazia-se a vindima manual, separava-se os bagos podres tiravam-se as parras, sendo assim as uvas levadas para os lagares todas escolhidas, será que agora as máquinas fazem o mesmo? ou são moídas , pisadas com todas as porcarias!
Jorge Cipriano
7 anos atrásBoa tarde. Agradeço a sua questão. A vindima mecânica apenas colecta as uvas. As uvas são lançadas primeiro no desengaçador onde tudo é separado, incluindo uvas podres, uma vez que são mais leves e emulsionam. Cumprimentos. Jorge Cipriano.