É sempre com imenso prazer que visito a Quinta do Sanguinhal ! Ponto assente . Arrepia tanta história e passado de conquista juntos.

Com um ano particularmente quente e quase inédito, estamos em início de Outono e já se vindimou ! Os ciclos vegetativos foram extraordinariamente curtos.

Falta uma vindima tardia de Sauvignon Blanc, porque a humidade aqui registada assim o permite. Não será um Sauterns, mas um colheita tardia de carácter atlântico e salino.


De Quinta de São Francisco, todos tintos, foram provados os anos de 1994, 1997, 2000, 2005, 2010, 2014 e 2015.

Foram dados a conhecer também os licorosos, o Seco e o Doce.

DSC09443

Finalmente foi provado um sumptuoso Colheita Tardia.



Notas sobre os Vinhos Provados

Colheita 1994 – Em enorme forma !

A madeira ainda presente, cor rubi opaca, notas de couro, frutos pretos maduros, apresenta frescura, sabor de qualidade e fim de boca ainda melhor . Um destaque !


Colheita 1997 – Em evolução !

Com menos madeira a marcar que a colheita anterior. Carácter balsâmico, resinoso, mais untoso, frutos secos em paladar, menos intenso mas mais eleganta e subtil .


Colheitas 2000 e 2005 – Vinhos com elegância e alguma subtileza


Colheita 2010 – O melhor do rol de provas!

Este é sem dúvida um grande vinho !!!

Grande cor, granada profundo, com notas de frutos silvestres, cacau, suave abaunilhado, madeira sem sobrepor aos aromas, um enorme equilíbrio neste aspeto.

Depois temos um paladar, com fruta ainda com enorme frescura, textura sedosa, especiaria e bastante gastronómico. Termina em grande estilo.


Colheitas 2014 e 2015 – Dois vinhos distintos.

Mais Madeira e mais elegante.

 

Mais jovem e frutado. Fresco, a evoluir .


Tempo para bons brindes



Abel Pereira da Fonseca, homem à frente no seu tempo e Patriarca de toda esta estrutura histórica !

Bem haja a toda a estrutura da Companhia Agrícola do Sanguinhal que me honrou com o convite a estar presente nesta experiência única!