O bacalhau salgado seco é um dos produtos da pesca preferidos em Portugal, já desde tempos imemoriais.

394365

Efectivamente existem registos do seu consumo em festividades que remontam ao século XIII, no mínimo.

Distribuicao geografica no Atlantico Norte


Receita

Bacalhau à Transmontana

Prato Transmontano

Vinhos Recomendados


Foi com a tripulação dos bacalhoeiros da altura que se guarneceram as Naus e Caravelas que nos levaram aos períodos áureos dos Descobrimentos nos Séculos XIV, XV e XVI!

Mapa da Terra Nova na Idade Média

Mapa da Terra Nova na Idade Média

Esta tradição manteve-se e ampliou-se ao longo dos tempos e na actualidade, em média, os portugueses almoçam ou jantam bacalhau salgado seco uma vez por semana ).

Não obstante, como evidenciado na Figura abaixo, em 2008 a produção de “secos e salgados” (45 mil toneladas) registou um decréscimo significativo de 22,1%, para o qual contribuiu a acentuada quebra na produção de bacalhau salgado seco (-22,8%), devido essencialmente a uma mudança estratégica, optando a indústria pela produção preferencial de congelados em vez dos salgados e secos, e ao encerramento de algumas empresas (INE, 2010).

consumo

De facto, a diminuição da disponibilização de bacalhau salgado seco para consumo é já uma tendência que se tem vindo a verificar desde a alguns anos a esta parte (INE, 2010b).

Caracterização Genérica

Segundo o Decreto-Lei n.º 25/2005, de 28 de Janeiro, para efeitos comerciais são permitidas unicamente as seguintes denominações de bacalhau salgado seco, correspondentes a três espécies distintas:

  • Bacalhau ou Bacalhau do Atlântico (Gadus morhua)
  • Bacalhau da Gronelândia (Gadus ogac)
  • Bacalhau do Pacífico (Gadus macrocephalus)

O bacalhau é um peixe de águas frias, pertencente à família dos Gadídeos, amplamente conhecido por toda a Europa.

O corpo do bacalhau é muito robusto , ligeiramente achatado de lado, afilando para a cauda e com uma cabeça tão grande que atinge cerca de 1/4 do comprimento total do peixe.

bacalhau-gadus-morhua-6
O corpo do bacalhau apresenta uma coloração verde azeitona claro ou acastanhado, frequentemente com numerosas manchas negras arredondadas, coloração que pode adaptar-se ao ambiente em que vive.

gadus-morhua-bacalhau-istock

A linha lateral é sempre mais clara, característica que distingue o bacalhau dos outros Gadídeos.

bacalhau-gadus-morhua-5
Ainda segundo o Decreto-Lei acima referenciado, as espécies afins do bacalhau são diversas, podendo mesmo serem confundidas com as espécies de bacalhau. A abrótea e a maruca são alguns exemplos das espécies afins do bacalhau.

Evolução das capturas

Após captura, o bacalhau deve ser sangrado, eviscerado, decapitado, escalado, lavado, salgado e seco.