O colesterol é o esterol que se encontra presente em maior quantidade nos animais incluindo os produtos da pesca, que pode exceder 90% do total dos esteróis.
Este pode ocorrer na forma livre (não esterificado) ou esterificada com os ácidos gordos saturados e insaturados.
Torta de bacalhau pesto de tomate seco canónigos
Chefe Augusto Lima
Vinhos recomendados
O colesterol livre é um componente integral das membranas celulares e ponto de partida para a síntese de hormonas esteróides, como o estrogénio, testosterona e aldoesterona, bem como de ácidos biliares.
De realçar que a aldoesterona tem impacto direto no problema da diabetes.
Os níveis de colesterol na grande maioria dos peixes situam-se entre 20 e 85 mg/100 g .
Podem-se observar consideráveis variações do teor deste esterol entre e dentro da mesma espécie influenciadas por vários factores, tais como local de captura, época do ano, comprimento e sexo.
Estudos realizados indicam que o elevado consumo de colesterol na dieta alimentar contribui para o aumento do risco de aparecimento de doenças cardiovasculares.
Este facto é particularmente importante quando o consumo de colesterol na dieta se encontra associado ao aumento do consumo de ácidos gordos saturados de ocorrência natural ou hidrogenados.
Desta forma, altos teores de colesterol no plasma sanguíneo, facto muitas vezes associado a dietas gordas enriquecidas em colesterol, têm contribuído para o aumento do aparecimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose.
Esta doença pode provocar inúmeras sequelas incluindo, entre outras, ataques cardíacos e doença vascular periférica.
Nos países desenvolvidos, esta é a principal causa de morte, superior à provocada por doenças degenerativas.
No entanto, é aceite pela comunidade científica, que o consumo de pescado tem efeito benéfico na redução dos riscos de doenças cardiovasculares.
Torta de bacalhau pesto de tomate seco canónigos – PDF