Enchido regional fabricado à base de pão de trigo, água da cozedura dos ossos, gordura triturada, carne dos ossos, azeite, cebola, condimentos (canela, sal, louro, alho, colorau doce e colorau picante), enchido em tripa de vaca.
Lombo de porco recheado com Farinheira Raiana
Receita Teleculinária
Lombo de porco recheado com farinheira – PDF
Vinhos Recomendados
Particularidade
Enchido com formato de ferradura, consistência semimole, com tendência a expandir quando cozido e cortado às rodelas, sabor a canela e a picante e cor alaranjada-escura.
História
É um enchido típico desta zona, dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e de Almeida, sendo as suas características conhecidas desde há dezenas de anos pelas pessoas mais idosas da região.
É por isso difícil estabelecer a origem da confeção deste produto, embora numa edição de 1969 sobre usos e costumes de um concelho desta região se citem as farinheiras como fazendo parte da alimentação da população.
Uso
Consumida cozida, como acompanhamento de pratos da cozinha tradicional da região.
Saber fazer
Pão de trigo partido às fatias finas, amolecido com a água quente da cozedura dos ossos que foram previamente temperados com sal, louro e alho. Esmaga-se tudo com a mão e junta-se azeite fervido com louro, colorau doce, colorau picante e cebola picada.
Junta-se canela a gosto e, por fim, as gorduras de porco trituradas. Enche-se a tripa de vaca, ata-se nas pontas e vai ao fumeiro (com lenha de carvalho e castanheiro) entre 1 a 2 semanas.