Quando se fala da Islândia, fala-se naturalmente de um dos melhores bacalhaus do mundo.
Caracterizada pelos dois elementos naturais, gelo e fogo, a Islândia é conhecida pelo país dos extremos naturais, estabelecendo-se ainda por o lugar perfeito para contemplar as auroras boreais.
Lombo de Bacalhau, Carabineiro e Lula
Chefe Diogo Rocha
Lombo de Bacalhau, Carabineiro e Lula – PDF
Vinhos Recomendados
É neste país de águas cristalinas que nasce um bacalhau de qualidade superior, sendo as mais ricas do Atlântico Norte, por força das correntes quentes e frias do oceano que convergem para criar condições de excelência para o desenvolvimento de Plâncton, criando o habitat perfeito para o bacalhau.
Os pescadores da Islândia, desde há muitos séculos, reúnem tesouros a partir destes mares, conhecem o mar como ninguém e conhecem os melhores locais para pescar.
A base da qualidade do bacalhau é definida pela sabedoria de cada um, que sabem como melhor pescar, respeitando a sustentabilidade da espécie e os gostos dos consumidores.
Os sistemas de certificação de qualidade, nomeadamente o IRF (Iceland Responsible Fisheries) estabelece o elemento crucial para a qualidade e frescura do bacalhau, onde são mantidos parâmetros de qualidade desde a captura até a expedição.
O IRF apresenta-se de igual forma como um sistema de controlo absoluto das capturas, destinado a proteger as espécies cujo calibre seja inferior ao permitido, é um compromisso deste país para maximizar seu principal produto e que tem causado interesse estratégico de empresas que usam bacalhau como “core-business”.