A tradição do bacalhau em Portugal
Este peixe foi durante muitos anos considerado um alimento barato, acessível a todas as bolsas, e desde há muitos anos que a tradição do bacalhau em Portugal é uma realidade.
Marcando por isso presença à mesa dos portugueses, a tradição do bacalhau em Portugal chega a todas os extratos sociais e está enraizado.
Receita
Bacalhau tostado – Chefe Hernâni Ermida
Ingredientes
- 4 postas de bacalhau demolhado
- 5 c.s de maionese
- 150g de miolo de broa
- 3 dl de azeite
- 3 dentes de alho
Acompanhamentos:
- Legumes
- Batata salteada
- Ou puré de batata
Preparação
Leve ao lume um tacho com água, deixe ferver e junte as postas de bacalhau. Deixe-as na água durante 3 minutos, depois retire-as com a ajuda de uma escumadeira e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200º. Descasque os alhos, esmague-os e deite-os para um tacho. Junte o azeite e leve ao lume só para aquecer.
Triture o miolo de broa te ficar bem desfeito, barre as postas de bacalhau com a maionese e a seguir passe-as no miolo de broa, de modo a que fiquem bem cobertas.
Junte o azeite aquecido com os alhos e leve ao forno até ficar bem tostado.
Retire e sirva com os acompanhamentos sugeridos
12 Vinhos Recomendados
Para além das sextas-feiras, dias santos e festas familiares, o bacalhau passou a fazer parte do dia-a-dia dos portugueses graças à pescaria, na altura farta.
Ao chegar em grandes quantidades ao nosso país, este peixe era de fácil acesso, barato e de alto valor nutritivo, sendo por isso um produto que podia ser consumido por quase toda a população.
Dado o processo rigor mortis, que envolve esvisceração, secagem e salga, o bacalhau era dos poucos peixes que chegava ao nosso interior profundo em condições de consumo.
A tradição do bacalhau em Portugal é tal, que é tranversal às regiões do país, e não apenas às zonas de litoral.
Depois da 2ª Guerra Mundial, a escassez de alimentos em toda a Europa, levou a que o preço do bacalhau aumentasse, restringindo assim o consumo popular.
O perfil do consumidor de bacalhau foi-se alterando e evoluindo ao longo dos tempos.
O consumo popular deste peixe, concentrou-se essencialmente nas principais festas cristãs: Páscoa e Natal.
Contudo, actualmente o bacalhau faz parte da nossa gastronomia.
É confeccionado diariamente nas nossas casas ou servido nos melhores restaurantes, nas mais variadas receitas.