Ciclo de vida do bacalhau
Para falarmos sobre o ciclo de vida do bacalhau, temos que ter em conta que é um dos peixes economicamente mais importante do Mar do Norte, Mar da Noruega e Mar de Barents.
Os principais países captores de bacalhau atualmente são a Noruega, Islândia, Portugal e Espanha (ambos em águas internacionais)
Os dois tipos de bacalhau
De facto, o bacalhau pode ser encontrado de forma abundante na parte Norte do Oceano Atlântico, estando geralmente dividido em duas categorias: Bacalhau Migrante, o bacalhau oceânico e Bacalhau da Costa.
Por tudo isto é de primordial importância conhecer-se o ciclo de vida do bacalhau !
Receita
Ingredientes
- 500 g Bacalhau Lugrade
- 400 g batata cozida
- 4 ovos cozidos
- 10 g alho
- 2 dl azeite virgem extra
- 100 g cebola
- 5 g cominhos
- 4 g pimenta branca
- salsa qb
- Flor de sal
Preparação
Coza o bacalhau previamente demolhado e desfaça-o com um pano para que fique bem desfiado.
Leve ao lume o azeite com a cebola e alhos picados e deixe alourar. Junte a batata cozida esmagada com um garfo e o bacalhau.
Mexa tudo muito bem e adicione os ovos cozidos picados grosseiramente e a salsa picada. Tempere de sal, pimenta branca, cominhos e coloque numa travessa funda.
Sirva com broa de milho frita em azeite.
12 vinhos recomendados
O Bacalhau da Costa é um típico peixe de fundo, enquanto o Bacalhau Migrante é pelágico e cobre grandes distâncias.
O Bacalhau da Noruega e do Ártico, por exemplo, é a espécie mais importante.
Vivendo a maior parte da vida no Mar de Barents, migra tanto em jovem como em adulto para a desova.
Uma etapa muito importante no ciclo de vida do bacalhau migrante !
O bacalhau atinge a área de desova que se encontra fora da costa norueguesa nos meses de Fevereiro ou Março com idade entre os 5 e 7 anos (adulto).
Captura e Ecologia
Área essa que se estende da parte da costa norueguesa de Finnmark até Stad, embora Vestfjord e a Região de Romsdal e de More, sejam consideradas as áreas de desova mais importantes.
Nos dias de hoje as rotas de migração para a desova do bacalhau norueguês constituem ainda a base para a temporada de pesca mais importante na Noruega, a famosa pescaria de bacalhau no arquipélago do Lofoten, embora este também seja pescado no Mar de Barents, através de redes de arrasto.
No Mar de Barents, o bacalhau ainda novo nada na direcção da costa de Finmark durante a Primavera, procurando o capelim pronto para a desova, formando assim a base da pesca tradicional de bacalhau na primavera.
O Bacalhau da Costa é bastante semelhante ao encontrado no Mar de Barents, embora tenda a permanecer fixo em águas baixas, procurando adaptar-se a vários lugares ao longo da costa norueguesa.
Esta espécie de bacalhau encontra-se a partir da zona intermediária até profundidades de aproximadamente 600 metros.
Este bacalhau torna-se maduro também mais cedo, crescendo mais lentamente que o seu parente migratório, o Bacalhau Norueguês Árctico.
O bacalhau é pescado no Mar do Norte durante todo o ano.
Recorrem-se a redes de arrasto de fundo, cercador de redes de arrasto de fundo, redes, linha comprida e linhas de monofilamentos, sendo uma das espécies mais utilizadas para consumo.
Compreender o ciclo de vida do bacalhau torna-se, pois, cada vez mais urgente.
Só assim é possível sensibilizar para questões ecológicas, como a manutenção da boa saúde dos oceanos ou conter a pesca excessiva.
Corremos o risco de nem sequer deixarmos recordação às gerações vindouras deste belíssimo peixe que por agora podemos ter à nossa mesa.