Queríamos conhecer in loco a adega da zona do Dão de quem toda a gente fala no mundo dos vinhos.

Chama-se Caminhos Cruzados, é uma marca de vinhos liderada por uma mulher, Ligia Santos, formada em Direito, que em 2014 decidiu mudar-se de malas e bagagens para se dedicar a um sonho de família. Hoje a CEO da Caminhos Cruzados controla cerca de 42 hectares e produz quase 400 mil garrafas por ano. Com a ajuda preciosa de seu pai, um empresário do sector têxtil, criaram um portfólio de vinhos modernos, complexos e autênticos, verdadeiros embaixadores da identidade diferenciadora da região do Dão.

É em Nelas, distrito de Viseu, que se situa este local especial, uma adega rodeada de vinhas com uma arquitetura e design arrojado, em forma de cruz, que representa a marca Caminhos Cruzados. Esta obra foi da responsabilidade do arquiteto Nuno Pinto Cardoso, que na Quinta da Teixuga projectou um edifício moderno, todo construido em betão, simbolizando a solidez e durabilidade que esta adega da região do Dão pretende assumir.

Nesta visita, fomos recebidos à porta pela CEO que simpaticamente nos faz sentir em casa e nos apresenta a sua adega, seus vinhos e suas histórias. Esta adega, que abriu portas em setembro de 2017, tem uma zona de produção com as cubas, barricas e linha de engarrafamento, assim como uma zona aberta a visitas, com loja de vinhos e sala de provas. A nossa visita coincidiu com a apresentação do vinho Titular: Dão Novo, um novo Dão recuperado por esta família conta-nos Ligia Santos, que não consegue evitar um certo brilhozinho nos olhos sempre que se fala dos seus vinhos, das suas gentes e da sua região. Após visita, fomos direito ao que interessa, começamos a prova do vinho Titular: Dão Novo de 2019, bem acompanhado pelo maravilhoso leitão do restaurante Rei dos Leitões e do fantástico Sushi do restaurante Mikado que também marcaram presença.

 

O vinho tinto Titular: Dão Novo 2019 é um vinho para consumo imediato, muito atraente no nariz, notas de framboesa e amora, de taninos equilibrados, estrutura média e final longo, um vinho muito fácil de se gostar e que acompanha maravilhosamente com sushi, queijos, sobremesa ou mesmo leitão.

Saiba mais sobre este vinho directamente pelos enólogos desta adega.

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=ol5xkcxGcRM[/embedyt]

 

Antes de terminar este artigo gostaríamos de deixar uma nota para o vinho tinto Clandestino 2017, com uma garrafa super original de tom opaco e gargalo lacrado a branco que apresenta-se como um vinho incrível, atraente e fora do comum.

 

 

A Adega na Quinta da Teixuga, oferece aos seus visitantes provas de vinhos, visitas à vinha e à Adega e ainda jogos e programas didáticos. Para os interessados podem saber mais informações em através do website www.caminhoscruzados.net ou através do email geral@caminhoscruzados.net .