O mundo do vinho é vasto e fascinante, repleto de sabores complexos, aromas sedutores e histórias intrigantes. No centro desse universo enológico, a Quinta da Alorna destaca-se como uma referência de tradição e qualidade. Este artigo mergulha no requinte de um de seus tesouros mais preciosos, o 1723 Grande Reserva Tinto, revelando a riqueza sensorial e a herança histórica que o acompanha.

Segundo Marta Reis Simões, enóloga da Quinta da Alorna,  “São 300 anos de História de uma Quinta que nunca perdeu a sua origem, o seu nome, a sua identidade. O vinho 1723 foi desenhado e criado unicamente para a comemoração do seu tricentenário. Numa interpretação muito própria de um lugar único, deixado pelos que nos antecederam, o 1723 surge da vinha do Planalto onde as castas Tinta Miúda, Castelão e Alicante Bouschet exibem a sua essência. O estágio de 10 meses em barricas de carvalho francês foi o tempo necessário para integrar e envolver a fruta concisa que primámos por extrair na vinificação. Esculpido desde a vinha à garrafa para perdurar no tempo, segue assim uma linha mais fresca, tornando-se num conjunto muito fino, com uma leveza que transcende e desafia os dogmas da enologia. Uma edição limitada de 712 garrafas, outrora da Índia ao Tejo e agora do Tejo para o Mundo a ostentarem a origem, o nome, a identidade, o lugar – QUINTA DA ALORNA.

Ano Vitícola

De um modo geral o ano foi seco. Na primavera ocorreu alguma precipitação no momento certo do desenvolvimento da planta originando uma produção generosa com uvas muito sãs. Os meses que antecederam o início da vindima apresentaram temperaturas amenas durante o dia a não ultrapassar os 30-35ºC e noites frias, originando maturações lentas e equilibradas e por sua vez vinhos com um equilíbrio perfeito entre a acidez natural e teor de açúcar no mosto.

Viticultura
• Vinha do Planalto;
• Vinha não regada;
• Ano vinha – 1986.
• Tinta Miúda: 500 kg/ha – 178 gr/planta – 1 cacho/planta.
Data de vindima – 16 de setembro;
• Castelão: 2000kg /ha – 714 gr/planta – 4 cacho/planta.
Data de vindima – 12 de setembro;
• Alicante Boushet: 2680 kg/ha – 957gr/planta – 4 cacho/planta.
Data de vindima – 23 de agosto.

Vinificação
Vindima manual caixas de 18 kg. Seleção em mesa de escolha direta a tanques horizontais abertos de 500 Kg a simular lagares. A fermentação inicia-se com cacho inteiro como se de uma maceração carbónica se tratasse, inicia-se assim uma fermentação intracelular para promover a fruta. As uvas são desengaçadas a 2/3 da fermentação, a densidade volta a subir, e inicia-se pisa a pé até final da fermentação, seguindo para prensa vertical. Individualmente cada casta estagiou em barricas de carvalho francês com 14 meses de utilização anterior durante 10 meses. Estabilizado naturalmente.

Engarrafamento
18 de novembro 2020

Parâmetros Analíticos
• Teor Alcoólico: 14% Vol.   • pH: 3,28      • Acidez Total: 5,78 g/L

Prova
Um vinho elegante, desafiante onde encontramos inicialmente notas balsâmicas, bosque e pinhão, tomam lugar rapidamente outra ordem de aromas, a cereja, amora e violeta. A boca arrebata-nos os sentidos, a sensação de harmonia e integração é eximia. A sumptuosidade deste vinho deixa-nos a certeza que perdurará no tempo. Numa única palavra, Elegante!

Descrição do Vinho
Garrafa 750ml + Livro Comemorativo dos 300 Anos da Quinta da Alorna + Estojo Estojo de madeira com fechos laterais em metal e pele. Ao abrir a face principal do estojo, retiramos o livro comemorativo. Apresenta-se uma segunda abertura, duas abas com tiras em tecido que
permitem uma abertura fácil, é neste espaço que se encontra a garrafa 1723 centrado num fundo de cor que remete também para os pormenores de cor presentes na garrafa.

O estojo tem estrutura sólida e acabamento perfeito e manuais.

PVP: 300,00 €