Os vinhos produzidos na Herdade Vale d’Évora são verdadeiras expressões de qualidade e sofisticação. Desde os tintos encorpados e aromáticos até os brancos frescos e vibrantes, cada garrafa é uma celebração da paixão pela arte da vinificação. Os vinhos tintos revelam camadas de frutas maduras, taninos sedosos e uma acidez equilibrada, enquanto os brancos surpreendem com notas florais e frutadas, refletindo a influência do clima único da região.

 

Propriedade de duas famílias, a de Paulo Alho e a de Vítor Pereira, o projeto de vinhos Discórdia começou em 2009, com a plantação de vinha na Herdade Vale d’ Évora, uma propriedade de 550 hectares, situada a poucos quilómetros de Mértola e integrada no Parque Natural do Vale do Guadiana, no baixo Alentejo. Instalada em encosta voltada a norte, a vinha Discórdia tem 10 hectares, distribuídos por talhões de quatro castas tintas (Touriga Franca, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Syrah) e três de brancas (Arinto, Verdelho e Antão Vaz). O Discórdia branco e tinto 2013 foram as duas primeiras colheitas lançadas no mercado. Atualmente, o portefólio inclui também dois vinhos Reserva e dois Grande Reserva (branco e tinto) e três referências mais fora da caixa, o monocasta Syrah da Discórdia, As Tourigas da Discórdia (Touriga Nacional e Touriga Franca) e o branco da casta Arinto de duas colheitas distintas.

 

10 ª Discórdia Arinto duas colheitas

“Este é um vinho que não obedece a regras”, apresenta o enólogo Filipe Sevinate Pinto, feito de duas colheitas diferentes da casta Arinto, uma de 2020 e outra de 2021, com estágio em duas barricas de 500 litros cada, durante 24 e 12 meses, respetivamente.

Notas de prova:

Produzido a partir de uvas colhidas na Herdade Vale d’Évora, da casta Arinto. As duas colheitas distintas (anos de 2020 e 2021) estagiaram em separado em barricas de 500 litros, durante 24 e 12 meses, respetivamente. Apresenta cor cítrica com laivos dourados. Nariz complexo, expressivo, a lembrar a esteva, xisto e flor de laranjeira. Barrica bem integrada. Boca com estrutura, muita tensão, vibrante e longo.

Teor alcoólico: 13,3%

Quantidade de garrafas: 1180

PVP: 29,90 euros