A China, conhecida por sua rica história e cultura, está a emergir como uma nova potência no mundo do vinho. Com uvas ocidentais plantadas na década de noventa, a China já é o sétimo produtor mundial de vinho. Neste artigo vamos ver com a China explora a produção de vinho e qual o seu impacto no sector do vinho mundial.
Produção de Vinho na China
A China é hoje o quarto maior país consumidor de vinhos do mundo, atrás da França, Estados Unidos e Itália, e o sétimo produtor mundial. Produz nada mais nada menos que 1,4 bilhões de garrafas por ano. As uvas para vinho são cultivadas em muitas localidades da China, sendo Ningxia uma das regiões mais promissoras.
Variedades de uvas europeias, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, começaram a ser plantadas no final dos anos 90, principalmente em quatro regiões: Ningxia, Shandong, Hebei e Xinjiang. Enólogos consultores foram importados da Europa para supervisionar a produção.
Impacto no Sector do Vinho Mundial
A produção de vinho na China tem tido um impacto significativo no sector do vinho mundial. Em 2020, a China ocupava a 6ª posição do ranking mundial do consumo de vinho, correspondendo a 5% do total. No entanto, a Organização Mundial do Vinho e da Vinha (OIV) estimou uma quebra de 15% do consumo de vinho na China em 2021.
Apesar de uma tendência de queda na indústria vinícola da China nos últimos anos, os investimentos estão permitindo que a China produza vinhos de maior qualidade e competitividade internacional. Com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas, mesmo uma pequena fatia desse mercado pode ter um impacto significativo.
A China está a emergir como uma nova força no mundo do vinho. Apesar dos desafios, a produção de vinho na China está a crescer em qualidade e quantidade, e o país está a ter um impacto significativo no sector do vinho mundial. Com o tempo, é provável que a China continue a desempenhar um papel cada vez mais importante no cenário do vinho mundial.
Será este um negócio da China?! O tempo o dirá.