No passado dia 30 de Abril estivemos na Gala de Aniversário da AMPV e neste jantar comemorativo de mais um aniversário da AMPV, houve também espaço para homenagens e distinções, além de que, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) celebrou 17.º aniversário e inaugurou nova sede nacional, agora todas as operações e actividades da segunda maior associação de municípios Portugueses passam a estar sedeados na Casa do Campino em Santarém.
Agora é a partir de Santarém, que a AMPV desenvolve a sua missão e desígnio que desde 2007 tem vindo a empreender, nomeadamente unir e promover os territórios vinhateiros, assegurando um conjunto de iniciativas em redor deste objectivo, e relacionado com tudo o que está relacionado com o Vinho enquanto produto nacional e património, os territórios, turismo e gastronomia, nomeadamente o Concurso Enológico Cidades do Vinho, Festival da Canção Rural, Rede de freguesias vinhateiras, embaixadora dos territórios vinhateiros, Dia Mundial do Enoturismo e Cidade do Vinho.
Nesta última gala que foi seguida de assembleia geral da AMPV onde entre outras deliberações elegeu a Cidade do Vinho 2025, onde concorreram entre outros o Município de Loures, e a candidatura vencedora designada por Vinhos da Serra D’Ossa (Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa).

Secretário-geral José Arruda que lidera uma equipa de pessoas envolvidas no propósito da AMPV

Ainda antes do Jantar de Gala do Aniversário tivemos a inauguração da nova sede nacional, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Santarém, em cerimónia comparticipação do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, pelo Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, e pelo presidente da AMPV, Luís Encarnação, contando com presença do Presidente do IVV (Dr. Bernardo Gouveia), ViniPortugal, e demais entidades, além dos autarcas que também foram testemunhas depois de terem marcado presença na XVI Assembleia Inter-Municipal da Associacao de Municípios Portugueses do Vinho que antecedeu a cerimónia.
Por fim e não menos importante, afinal o dia era de festa e motivos não faltaram como se percebe, e no final do dia mais de 160 pessoas sentaram-se à mesa para o jantar comemorativo do 17º aniversário da AMPV, na Casa do Campino, em Santarém e durante a Gala tivemos um conjunto de distinções justificadas, nomeadamente Leonor Freitas recebeu o Prémio Prestígio “Personalidade do Ano”, a CNOIV – Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, no âmbito dos 100 anos da OIV, recebeu o Prémio “Entidade do Ano”, o Museu do Pico foi distinguido com o Prémio “Museu do Vinho” e a Essência do Vinho recebeu o Prémio “Enoturismo”.

A AMPV é a segunda maior associação de municípios Portugueses.

Foram distinguidos como Embaixadores da AMPV os 18 autarcas fundadores da associação e receberam o Diploma de Mérito os municípios da CIM Douro que no ano passado detiveram o título de Cidade Europeia do Vinho. Amílcar Malhó recebeu também um Diploma de Mérito e a Gazeta Rural foi distinguida com uma Menção Honrosa. Foram ainda entregues placas à Cidade do Vinho 2024 (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém).
Por fim, uma palavra de gratidão e reconhecimento ao significa estes 17 anos de trabalho em rede para uma maior afirmação do Vinho e do Enoturismo por parte da AMPV e que muito honra este portal ser parceiro e acompanhar este projecto crescer com a entrega personalizada na pessoa do Secretário-geral José Arruda que lidera uma equipa de pessoas envolvidas no propósito da aniversariante. Parabéns AMPV, saúde 🥂