Altas Quintas é um produtor alentejano cujo os vinhos são produzidos a 600 metros de altitude, na Herdade Porto da Bouga, em São Mamede, Portalegre. Este ano já tinham ganho três medalhas de ouro do Mundus Vini 2024 e agora os seus vinhos tintos Altas Quintas Reserva 2019 e o Viúva Le Cocq Reserva 2019 voltam arrecadar mais 2 medalhas de Ouro desta vez no Concours Mondial de Bruxelles 2024.
Tivemos o privilegio de provar ambos os vinhos e de forma sucinta deixamos em baixo as nossas considerações acerca de cada um deles.
Altas Quintas Reserva 2019
Um vinho redondo feito a partir das castas Touriga nacional 75%, Alicante Bouschet 25%, com 14,5% de álcool tendo estagiado durante 16 meses em barricas de carvalho francês. Na boca o vinho passa algumas notas de cacau, pimentas brancas e compotas, de cor rubi e com um perfil jovem que lhe confere alguma longevidade, logo torna-se um vinho interessante para guardar e provar daqui a mais uns aninhos para ver a sua evolução em garrafa. Este vinho há data deste artigo tem um PVP de cerca de 30 € mas devido à sua qualidade/preço juntamente com a sua disponibilidade reduzida, acredito que tem de se apressar adquirir um destes no mercado.
Viuva Le Cocq Reserva 2019
Feito a partir das castas Syrah, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, é um vinho intenso, corpulento, com um final bem prolongado e 14,5% de álcool. Revela na boca notas de fruta escura como amora, cereja preta, com um toque suave a tosta. É um vinho que na minha opinião estará excelente para prova daqui a 2 ou 3 anos. Tem um PVP tem a volta dos 30 €.