Cidade do Vinho 2025, Promovendo a Cultura Vinícola de Portugal, desta feita venceu a candidatura de cinco Municípios da Serra d’Ossa propõem realizar ao longo do ano de 2025 um conjunto de actividades-

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) já anunciou o município vencedor da distinção de Cidade do Vinho 2025, iniciativa esta é anual e visa valorizar e promover a cultura vinícola em Portugal, atribuindo destaque a uma cidade ou município que se destaca na produção e tradição do vinho.

O que é a Cidade do Vinho?
O título de Cidade do Vinho é uma iniciativa da AMPV que, desde 2009, destaca uma cidade ou município pela sua importância no setor vitivinícola. A cidade eleita é escolhida com base em critérios como a relevância da produção local, a herança cultural e a capacidade de promover eventos que integrem a comunidade e o setor vinícola. Durante o ano em que detém o título, o município organiza uma série de atividades que promovem o vinho e os seus produtores, desde feiras a exposições, degustações e seminários.

A Importância do Título
Este título vai além do reconhecimento, oferecendo uma oportunidade única para a cidade eleita ser o palco de eventos nacionais e internacionais ligados ao vinho. A cidade anfitriã torna-se uma referência no enoturismo, atraindo visitantes interessados em explorar vinhos de alta qualidade e o património cultural que gira em torno da produção vinícola. Além disso, há uma clara sinergia com o turismo, uma vez que promove rotas vinícolas e experiências sensoriais.

Municípios da Serra d’Ossa foram a escolha da AMPV para 2025

Candidatos e o Município Eleito em 2025
Para 2025, municípios de várias regiões de Portugal se candidataram, mostrando a diversidade e a riqueza do território nacional em termos de vinhos. Entre os finalistas estiveram regiões reconhecidas pelas suas denominações de origem e pela qualidade dos seus vinhos. O município vencedor, foi uma candidatura conjunta de cinco municípios, destacou-se pela sua tradição vinícola, excelência na produção de vinhos e pelo empenho em desenvolver e promover eventos culturais em torno do vinho.

Oportunidades para Produtores e Enoturismo
Durante o ano de Cidade do Vinho 2025, os produtores locais terão uma oportunidade única para expor os seus vinhos a um público mais vasto, com uma série de eventos programados que incluem provas de vinhos, conferências e visitas a vinhas. Estas iniciativas não só beneficiam os produtores, como também aumentam a visibilidade da região, tornando-a um destino obrigatório para enoturistas e amantes de vinhos.

No Clube de Vinhos Portugueses, estamos comprometidos em acompanhar e divulgar os eventos que ocorrerão na Cidade do Vinho 2025, incentivando a visita a esta localidade que, ao longo do próximo ano, será o epicentro da promoção vinícola em Portugal. Além disso, continuaremos a partilhar dicas e artigos sobre harmonizações de vinhos regionais com pratos típicos, promovendo as vinícolas locais e o enoturismo.

O título de Cidade do Vinho 2025 é uma excelente oportunidade para consolidar o prestígio de Portugal como um dos principais produtores de vinho a nível mundial. Com um ano cheio de eventos, os apreciadores de vinhos terão a chance de explorar vinhos excepcionais e conhecer mais sobre o rico património vinícola do município vencedor.

cinco municípios Serra d’Ossa, vão ser a Cidade do Vinho 2025: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa