O Trás-os-Montes em Prova, um evento organizado pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM), chega ao Algarve, pela primeira vez, a 5 de abril. São mais de 100 referências de 17 produtores transmontanos para provar, das 15h00 às 20h00, no hotel Tivoli Marina Vilamoura.
A Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM) acaba de anunciar a primeira edição do Trás-os-Montes em Prova no Algarve. O evento acontece no dia 5 de abril, das 15h00 às 20h00, no hotel Tivoli Marina Vilamoura. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer e a provar, em exclusivo, o que de melhor se produz nesta região vitivinícola rica e diversificada, onde nascem tintos elegantes e encorpados e brancos frescos e aromáticos.
Pela primeira vez, os vinhos de Trás-os-Montes vão viajar até ao Algarve, uma oportunidade única para profissionais da distribuição, canal HORECA, jornalistas, sommeliers e público em geral saberem mais acerca dos vinhos desta região, já conhecidos pelo seu ADN, autenticidade e caráter único.
Os bilhetes custam 10 euros e vão estar disponíveis para compra no local do evento. Cada visitante poderá, durante toda a tarde, provar mais de 100 referências de vinho, apresentadas por 17 produtores distintos, que refletem a essência do terroir montanhoso onde nascem, assim como o clima típico transmontano.
Ana Alves, presidente da CVRTM, esclarece que: “Esta já era uma vontade antiga e, este ano, decidimos avançar e desafiar os produtores de Trás-os-Montes a rumarem até ao sul, para dar a conhecer os seus melhores vinhos. Foi desta forma que nasceu a primeira edição do evento Trás-os-Montes em Prova no Algarve, um mercado aliciante e em crescimento, onde a expressão dos vinhos de Trás-os-Montes é ainda reduzida.” E acrescenta: ”Temos a expetativa de que este evento seja bem acolhido por todos os algarvios, já que é uma oportunidade incrível para conhecer e degustar os vinhos de Trás-os-Montes com vistas para o oceano.”
O evento contará com a presença de 17 produtores, uma autêntica montra que vai das castas autóctones em novas plantações às vinhas velhas com bem mais de um século; dos processos tradicionais de produção, como os vinhos de lagares rupestres e o vinho dos mortos, à inovação do uso da flor de castanheiro; da doçura das nossas colheitas tardias à apresentação de novos espumantes. Este evento promete proporcionar aos visitantes uma experiência sensorial completa e irresistível, para todos aqueles que gostam de vinho e pretendem saber um pouco mais sobre esta região com séculos de história e com tanto para descobrir.
Produtores em prova:
- Casa do Joa
- Casa José Pedro
- Encostas de Sonim
- Flandório
- Ninho da Pita
- Palmeirim D’Inglaterra
- Parapente
- Quinta das Corriças
- Quinta de Arcossó
- Quinta do Salvante
- Quinta Recomeço
- Quinta Serra d’Oura
- Quinta Vale dos Montes
- Terras de Mogadouro
- Villela Seca
- Vinho dos Mortos
- Vinhos Mont’alegre