Três dedos de conversa com… Tiago Cabaço é mais uma rubrica da visão feminina sobre o Vinho, que pretende neste modo de entrevista rápida aferir da visão de produtores de Vinho entre outros profissionais, sobre a sensibilidade e opinião que cada um tem para responder a três perguntas colocadas pela The Lady And Red.
Lady and Red é uma rubrica assinada por Cristina Nogueira da Fonseca, apaixonada por vinho, tradições e por Portugal, é Professora, Autora, consultora empresarial e especialista em ser feliz. Colabora com o Clube de Vinhos Portugueses desde 2020 e assina a Visão feminina sobre o Vinho.
O desafio nesta curta entrevista é a Lady and Red colocar três perguntas e assim obtermos contributos para a visão feminina sobre o Vinho e também conhecermos o/a entrevistado/a pelos olhos femininos.
Nesta entrevista o destinatário das questões The Lady And Red foi o produtor de Vinhos conhecido por Tiago Cabaço, seu nome completo Tiago Mateus Cabaço e Cabaço, nascido a 19 de junho de 1982 em Évora.
The Lady And Red Pergunta: Apanhei esta paixão pelo quando (quando…como…porquê)
Tiago Cabaço:
A minha primeira, e grande paixão, foi pelo campo e pelas vinhas. Tive a oportunidade de aprender a andar no meio das vinhas, crescer no meio delas, e mais tarde, tratá-las por “tu”.
Anos depois, nasce a paixão pelo vinho, foi apenas uma consequência da 1.ª paixão. Provavelmente por isso, continue a acreditar tanto que os vinhos se fazem no campo, e não na adega. Na adega limitamo-nos a dar o máximo de “mimo e carinho”, para que a matéria prima brilhe o mais possível.
3 Questões The Lady And Red:
Consultoras como a Nielsen (USA) e Canadean (UK) concluíram que as mulheres já consomem mais vinho do que os homens em alguns lugares do mundo, como é o caso dos Estados Unidos (Califórnia). No país, as mulheres são responsáveis por 59% do consumo de vinho. Além de não só consumirem mais dos que os homens, ao contrário do que se pensava, gostam de vinhos tintos encorpados de uvas como Cabernet Sauvignon e Merlot.
- Como vê o actual papel da mulher portuguesa como consumidora de vinho? Pensa na consumidora feminina quando “desenha” um novo vinho? Algum facto que considere pertinente partilhar 🙂
Tiago Cabaço responde:
Para mim, a consumidora feminina é tão importante quanto o consumidor masculino. Até porque, em muitos dos casos que conheço de perto, a mulher é mais exigente enquanto provadora, do que o homem, inclusive, normalmente é mais convicta daquilo que quer beber e do que gosta.
Tento sempre fazer o melhor vinho possível para agradar a todos os consumidores que são mais exigentes.
- A enologia ainda é um mundo predominante masculino, porque acha que isso acontece?
Tiago Cabaço responde:
Acho que já foi muito mais, e a tendência é de ser cada vez menos. Provavelmente, antigamente não “ficaria bem” uma mulher andar no meio das vinhas, dos tratoristas, trabalhadores de campo, etc. Felizmente, hoje em dia, os tempos são outros.
À data, temos inúmeros nomes femininos, mais do que reconhecidos, na enologia e não só. Desde há 1 ou 2 décadas para cá, temos em grandes projectos, inúmeras mulheres como responsáveis de campo, ou seja, responsáveis por toda a viticultura. Viticultura essa, que é em mais de 90% responsável pelos vinhos que nos chegam à mesa (“os grandes vinhos fazem-se no campo e não na adega”).
- Uma mulher da história/cultura/política/qualquer outro quadrante com quem gostaria de beber uma garrafa de vinho e claro, que vinho beberiam?
Tiago Cabaço responde:
Assim de repente, Tina Turner. Já não vai ser possível visto já não estar entre nós, mas beberíamos um Madeira, Boal 1939, o ano de nascimento dela.