Foi a primeira mulher de negócios do século XIX.
Nascida em 1777 Barbe-Nicole Ponsardin nasceu filha de um político e empresário da cidade de Reims o que lhe deu acesso a uma educação privilegiada. Em 1798, casou-se com François Clicquot num casamento arranjado, como forma de fortalecer a influência de ambas as famílias.
Mas 7 anos depois, Barbe fica viúva, com 27 anos, uma filha de 6 e umas quantas vinhas. Passa a ser conhecida como Madame Clicquot e mal por mal, decide assumir a administração do negócio.
Vale a pena recordar que de acordo com a legislação da época, as mulheres não podiam trabalhar, votar, ganhar dinheiro ou sequer estudar.
Em 1811, época das Guerras Napoleônicas (coisa de machos), a França vivia uma grande crise e a vinícola estava prestes a declarar falência.
De forma astuta Madame Clicquot percebeu que os vinhos mais doces da região de Champagne faziam grande sucesso na Rússia, decidindo investir nesse mercado tendo caindo em graças no palato do Czar Alexandre I.
O sucesso foi tal que o método de produção utilizado não permitia à vinícola suprir todas as encomendas, e foi nesse momento que Madame Clicquot teve de implementar medidas para que o negócio conseguisse crescer e assim nasceu o método “remuage”, que consiste em deixar a garrafa tampada, virada para baixo em um ângulo de 45 graus, rodá-la levemente para que a pressão elimine os excesso de leveduras, tornando o processo mais rápido.
A sua vinícola continua viva e é uma das marcas de luxo mais conhecidas no mundo.
Clicquot construiu o seu império numa época em que nascer mulher significava nascer praticamente sem acesso a direitos civis. Foi a primeira primeira mulhere de negócios do sec XIX , assumindo o papel de empresária e inventora.
Merci Madame!!
Lady & Red