Terminada a 5ª Quinzena Gastronómica Aguardente DOC Lourinhã, durante a qual 14 restaurantes aceitaram o desafio na preparação dos mais diversos pratos com utilização da aguardente da zona. O mais exótico foi a preparação de bife de crocodilo com redução de Aguardente DOC Lourinhã.
O primeiro mote foi dado a partir da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no dia 8 de Novembro, e que contou com a presença do enólogo e Grão Mestre, Engº Miguel Móteo, e do Sr. Vereador da Câmara da Lourinhã, Dr. Fernando Oliveira.
PROVA COMENTADA COM AGUARDENTE DOC LOURINHÃ NA ESCOLA DE HOTELARIA E TURISMO DE LISBOA ( por favor, clique neste link) |
De referir que a nível europeu, a Lourinhã constitui a única de três regiões demarcadas, a par de Cognac e Armagnac.
Paralelamente desenrolaram-se atividades, como provas comentadas, visitas guiadas quer à histórica Adega da Lourinhã, quer à Adega A. J. Vinhos.
Houve ainda um dia de portas abertas na Adega da Lourinhã, onde o seu presidente, Dr. João Pedro Catela fez questão e de forma incansável mostrar este património único que é uma inigualável aguardente velha.
A Quinzena terminou em beleza com um Live Cooking “Sabores do Oeste com Aguardente DOC Lourinhã” no Mercado Municipal da Praia da Areia Branca, no qual o Chef Ricardo Ferreira confecionou uma ementa com produtos locais e a Aguardente DOC Lourinhã.
A repetir!