Impulsionados por mim e pelo Clube de Vinhos Portugueses, a Adega de Arruda dos Vinhos, sob direção enológica principal do Engº António Ventura, abre uma porta de entrada no riquíssimo mercado algarvio.
A Algarve Wine, é especializada no mercado de restauração, onde a escolha cada vez mais, tende a ser refinada, especialmente ao nível dos principais resorts.
O DOC de Arruda dos Vinhos
Qualquer referência à importância do sector vitivinícola neste concelho torna-se irrelevante face ao destaque que lhe é concedido ao integrar o próprio topónimo – Arruda dos Vinhos.
É povoação de origem remota, dominada pelos árabes e conquistada por D. Afonso Henriques em 1160, data em que lhe é atribuído o primeiro foral, confirmado em 1519 por D. Manuel I.
Vinicamente falando basta dizer que Gil Vicente fez imensa referência e alus~so ao vinho de Arruda.
A região foi duramente castigada no séc. XIX pelos ataques de oídio e pela filoxera, mas as condições edafo-climáticas, particularmente adequadas para a cultura vitícola, fizeram ultrapassar esta fase e a paisagem voltou a contar com a presença forte da vinha.
Além deste produtor, e tendo sido consultado para o efeito, indiquei também da Região de Vinhos de Lisboa a Quinta de Casaboa, situada na zona de Torres Vedras.
Também impulsionados por mim, temos os durienses da Adega de Sabrosa, um valor emergente e que se deseja que as intempéries deste ano tenham tido consequências mínimas.
E ainda da zona de Tomar, temos dois produtores sob enologia da Engª Teresa Nicolau, Casal das Freiras e Solar Dos Loendros.
E sem esquecer produtores do Algarve !
Da região dos Vinhos Verdes temos ainda a Quinta de Santiago, sub-região de Monção-Melgaço, um produtor em franca ascensão!
Algarve Wine
A empresa é criada em meados de 2014 em Monte Gordo, tendo evoluído definitivamente em 2015, com a sua instalação no Centro de Empresas de Boliqueime, um local bastante centralizado face à geografia do Algarve.
1 Comentário