PATROCÍNIO

COMISSÃO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA

COMISSÃO VITIVINÍCOLA DA REGIÃO DE LISBOA


panorama

Na Escola de Hotelaria do Oeste, nas Caldas da Rainha, fomos recebidos pelo Prof. Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto, acompanhado do Sr. Fernando Bravo, do Hotel Vale d’Azenha / Restaurante Golden, agente económico que desejava conhecer de perto todo o extraordinário trabalho desenvolvido por alunos e professores.

Professor Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto

Professor Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto

No Restaurante Pedagógico, quer o jovem “Chef” quer o jovem Empregado de Mesa, apesar de jovens alunos, revelaram já grande traquejo e mostraram o bom que se ensina nas Escolas de Turismo em Portugal.

A Professora Escanção Marisa esteve igualmente sempre presente e atenta a algumas explicações dadas sobre enogastronomia.

O futuro está assegurado com estes jovens e Professores muito profissionais e à altura do desafio! Assim tenham todos asas para voar.

Um encontro sempre caloroso com o meu amigo, Prof. Jorge Guilherme

Um encontro sempre caloroso com o meu amigo, Prof. Jorge Guilherme

O GRUPO COM ALUNOS, PROFESSORES E DIRETOR DA ESCOLA

O GRUPO COM ALUNOS, PROFESSORES E DIRETOR DA ESCOLA

O Menu foi composto de uma Entrada, depois uma Sopa de Legumes, Vitela Estufada com Amêndoa e por fim uma Torta de Laranja.
O convite tinha sido endereçado pessoalmente pelo Dr. Daniel Pinto ao qual acedi sem mais questão, a não ser o desafio que lancei. Eu escolhi os vinhos, os alunos desenharam a ementa, ou seja, invertendo a equação. E a prova foi plenamente superada.

OS VINHOS ESCOLHIDOS

Para a entrada, a harmonização foi com um vinho Sensato Leve Rosé 2015, que entre a Sopa de Legumes e a Vitela se abriu um Casal Figueira António Vital 2013, fazendo ponte para a Vitela, contrariando o paradigma de que as carnes vão sempre com vinhos tintos. Claro que neste último prato se abriu ainda um Reserva dos Amigos Tinto 2013 das Caves Vidigal, concluindo o repasto com uma extraordinária sobremesa de Torta de Laranja, harmonizada com um Cortém Sauvignon Blanc-Viognier Branco 2012, um vinho com curtimenta prolongada, cuja tonalidade o define como Orange Wine.

OS PRATOS SERVIDOS

Todos os presentes ficaram agradados a pedir um bis para uma próxima.

Aguardem pelo meu próximo desafio, Prof. Jorge Guilherme e Dr. Daniel Pinto.