Aliança – Vinhos de Portugal SA
Rua do Comércio, 444
3781-908 Sangalhos
Portugal
T: 234732000
F: 234732005
E: alianca@alianca.pt
80 anos de História
A Aliança foi fundada em 1927, há mais de 80 anos, por 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves, em Sangalhos (concelho de Anadia), na região Demarcada da Bairrada.
A empresa começou a exportar de imediato para o Brasil, África e Europa e, hoje, mais de 50 por cento da produção da Aliança destina-se à exportação.
A qualidade dos vinhos, espumantes e aguardentes são a imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.
Presente nas principais regiões vitivinícolas do País, a Aliança aposta forte na qualidade, e para dar seguimento a esse objectivo, adquiriu Quintas em regiões como o Alentejo, Dão, Douro, Bairrada e Beiras, explorando cerca de 600 hectares (ha) de vinhas.
Nestas explorações foi encetado um profundo trabalho de reconversão e plantação de vinhas, trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela experiente equipa técnica da Aliança.
O investimento nas áreas da produção, com a aquisição das Quintas, estende-se também ao nível da vinificação com a modernização das adegas. Constituiu-se ainda um parque de barricas de carvalho de elevada qualidade para estágio dos vinhos.
A Aliança respira tradição aliada à modernidade.
A Aliança cresceu e tem vindo a desenvolver uma estratégia de modernização a vários níveis, desde o produto à distribuição, passando pelo enoturismo.
Em 2007, o Comendador José Berardo adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa.
A designação social da Caves Aliança S.A. foi alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A. em Março de 2008, momento em que se procedeu à mudança da imagem institucional. Ainda em 2008, as marcas da Aliança Vinhos de Portugal passaram a ser distribuídas pela a Viborel Distribuição S.A. no mercado Nacional.
Recentemente foram realizados fortes investimentos na área do enoturismo tendo sido recuperadas as suas instalações em Sangalhos. A Aliança conta agora com um excelente circuito de visitas que passa pelos apaixonantes túneis de estágio de espumantes, pelo impressionante parque de 1.200 barricas para estágio dos vinhos de Quinta e pela tradicional cave de aguardentes.
Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, já receberam vários prémios nacionais e internacionais e a empresa foi considerada, em 2005, pela Wine Spectator uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, tendo sido a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.
ALGUM PORTEFÓLIO
5 Comentários
Manuela Oliveira
3 anos atrásTenho 2 garrafas de Triplice das Caves Aliança, em garrafas de vidro lapidado, cheias e rolhadas com a bebida de origem.
Devem ter entre 40 e 50 anos.
Relativamente bem conservadas.
Estou disponível para as ceder para a vossa coleção.
Francisco Paulo Macedo Azevedo
4 anos atrásOla boa tarde eu tenho uma garrafa de aguardente,em casa a 70 anos, k foi comprada na caves aliança, mas gostava de saber o ano real .como posso mandar uma foto da garrafa, para ver se me podiam ajudar, obrigado