Invertendo o normal que é escolher o vinho para a comida, o Clube de Vinhos Portugueses resolveu trocar os membros da equação. Escolheu o vinho e o Chef Hernâni Ermida com todo o seu saber, inspirou-se no vinho e preparou-nos um delicioso prato.
Desta feita, escolhemos o Escondido Tinto 2012, do crítico Aníbal Coutinho. O Chef Hernâni Ermida traz-nos um estupendo Filet Mignon com creme de vinho do Porto.
Receita
Ingredientes
- 4 tornedós de novilho limpos, com cerca de 120g cada
- 100g de paté de fígado (facultativo)
- 1,5 dl de vinho do Porto
- 1 dl de vinho branco
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 raminho de tomilho
- 30g de manteiga
- 1 c. s de azeite
- 8 folhas de massa filo
- Manteiga para pincelar
- Sal e pimenta acabada de moer
Preparação
- Tempere os tornedós com sal e pimenta acabada de moer. Leve ao lume uma frigideira, deixe-a aquecer, junte o azeite e os tornedós e deixe-os cozinhar até ficarem douradinhos, de ambos os lados.
- Retire-os para um prato. Junte na frigideira os alhos esmagados, o vinho branco e o tomilho. Deixe ferver e desligue.
- Ligue o forno a 180º. Dobre duas folhas de massa ao meio, pincele-as com manteiga derretida, ponha ao centro um tornedó e barre-o com a pasta de fígado, una as pontas da massa de modo a ficar tipo uma trouxa. Ponha num prato de forno e leve ao forno até a massa ficar douradinha.
- Entretanto, junte na frigideira o vinho do porto e leve de novo ao lume. Deixe ferver, junte a manteiga e mexa. Deixe cozinhar até ficar um molho cremoso.
- Divida-o por quatro pratos, junte um tornedó a cada prato e sirva com legumes cozidos ou salteados.
Notas de Prova do Vinho
1 Comentário