A deslocação a este produtor de vinhos e azeites de Moura, revelou alguém que recebeu o legado do valor da terra e decidiu fazer vida!
Para esta atividade é necessária resiliência, tenacidade, ousadia e enorme capacidade de evolução e aprendizagem.
Num setor com inúmeras variáveis, aqui na Courelas da Casqueira vim ao encontro do Sr. Mário Ramiro, filho do proprietário e que com afinco vai crescendo. Avaliando pelas folhas ainda nas videiras quase em pleno inverno e pela azeitona agora em colheita, o ano 2016 promete.
Em prova foi possível surpreender-me com os vinhos, e especialmente com o seu azeite DOP Moura, onde sobressai a suavidade, algum picante e um ouro líquido tremendamente macio, especialmente indicado para consumo em cru.
O projeto iniciou-se em 1990, com reestruturação de vinha e modernização que ainda hoje está em constante subida de patamares. Tradição e futuro aliados.
A aposta vai essencialmente nas castas nacionais, como a Trincadeira, a Moreto, Aragonez, Periquita, Antão Vaz e Arinto.
De ano para ano as produções subiram e as videiras foram refinando o néctar extraído para produção de vinhos de extrema qualidade.
Aguardam-se, pois, mais novidades. Não pretendo contar a história toda duma vez.