Quando mais se avança no mundo dos vinhos, mais ficamos surpreendidos com todos os cantinhos que se encontra, contrariando os locais mais badalados, especialmente quando chegamos à Região de Vinhos do Alentejo!
É precisamente o que acontece com a Herdade Fonte Paredes. Um produtor com história inserido numa zona histórica, como o caso de Avis.
A Família Cerejo e a responsável pelos mais de 100 hectares que permitem diversidade de castas, climas, solos e consequentemente maior complexidade dos seus vinhos.
A Herdade Fonte Paredes está na posse da Família por iniciativa do Sr. Joaquim Cerejo desde 1930! Tendo enverdado pela componente empresarial em 1978 e a empresa tal como a conhecemos de nome em 1999, ou seja, há mais de 15 anos.
Como diversos produtores na região, também aqui existem culturas diversas além da vitivinicultura como pecuária, olivais, criam cães de raça rafeiro alentejano, além e como ilustram as imagens, o cada vez mais importante Enoturismo, que constitui cada vez mais uma janela de oportunidade e todos os elementos e valências aqui estão conjugados! E tudo ambientalmente devidamente integrado onde o equilíbrio cinegético é o fator principal. Beneficiamos todos.
Principais características do Terroir
Solos: granítico-calcários e argilosos
Clima: Mediterrânico, de consideráveis amplitudes térmicas e da lonjura do Oceano Atlântico. A frescura é proveniente da mais elevada altitude do Norte Alentejo e da proximidade da Barragem do Maranhão
Castas Tintas: Cabernet Sauvignon, Syrah Alicante Bouschet e Petit Verdot (estrangeiras); Touriga Nacional, Aragonez, Castelão e Trincadeira (portuguesas)
Castas Brancas: Antão Vaz, Verdelho (nacionais) e Chardonnay (estrangeira).
6 Comentários
Naeccy monteiro cerejo
4 meses atrásOla gostaria muito de saber mais da familia fiquei muito enteressada na historia
Brenda Serejo
6 anos atrásOlá, pretendo visitar Portugal no final deste ano.
Tomara que eu consiga conhecer essa região, quero conhecer mais sobre a história da família e ainda tomar um bom vinho.
Obrigada pela recomendação.
Jorge Cipriano
6 anos atrásAgradecemos o seu comentário e folgamos saber que os artigos chegam longe. Gratos e recomenda-se a visita.
Maria Júlia António
7 anos atrásOnde estão à venda? não consigo encontrar no mercado.
Jorge Cipriano
7 anos atrásBoa noite. Poderá pesquisar as referências do produtor na internet. Normalmente existem à venda em garrafeiras ou lojas online. Cumprimentos.
Miguel
9 anos atrásBom gosto … Bom acompanhamento aos produtores nacionais,…