Contactos
Monte da Ravasqueira
7040-121 ARRAIOLOS
Telefone: (+351) 266 490 200
Telefax: (+351) 266 490 219
ravasqueira@ravasqueira.com
Coordenadas GPS
Adega
N 38º 44′ 38” W 8º 00′ 43”
Enoturismo/Loja
N 38º 44′ 47” W 8º 00′ 28”
Google Maps
Equipa
Pedro Pereira Gonçalves; (Director-geral de Viticultura e Enologia); ppereiragoncalves@ravasqueira.com
Maria João Durão; (Marketing e Comercial); mjdurao@ravasqueira.com
Tiago Correia; (Enoturismo) tmcorreia@ravasqueira.com
ONDE FICA
[googlemaps https://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=monte+da+ravasqueira&aq=&sll=38.679078,-8.21228&sspn=1.884643,2.469177&ie=UTF8&hq=monte+da+ravasqueira&hnear=&ll=38.679078,-8.21228&spn=1.884643,2.469177&t=h&output=embed&w=425&h=350]
QUEM SÃO
O Monte da Ravasqueira é uma das minhas escolhas habituais na hora de optar em tirar uma garrafa que harmonize a minha refeição. Situada na zona de Arraiolos, a área de vinha é bastante vasta e diversa, assim como as diversas exposições ao sol, o que permite obter uvas com maturações diferentes, originando então vinhos bastante complexos.
A geologia e clima ajudam a explicar as excelentes condições em termos de terroir. A forte implantação de vinha são o espelho dessas mesmas condições.
Aproveito desde já também para agradecer a estupenda atenção que tive da parte da Sociedade Agrícola D. Diniz, começando no Dr. Filipe de Mello, o meu primeiro contacto, seguindo-se o Dr. Joaquim Guimarães, a Sra. Da. Maria João Durão e culminando por fim no Sr. Lourenço Coutinho.
Inclusivamente foram selecionadas amostras de prova, sendo que as respetivas classificações serão publicadas na rúbrica desta página, as NOTAS DE PROVA.
A propriedade dispõe igualmente de enoturismo e um muito bem dotado restaurante, onde em harmonização com os vinhos, poderá deliciar-se o leitor com toda a espécie de iguarias, sendo que a esmagadora maioria dos produtos é produzida no Monte da Ravasqueira.
De realçar que o ENOTURISMO do Monte da Ravasqueira foi recentemente distinguido da Wine Tourism Awards, com o runner-up na categoria de Best Visitor Center, promovido pela conhecida revista britânica, Drinks International.
Apresentação em Mosaico (Clique para ampliar)
VINHA
A área é bastante extensa e composta por 44 hectáres em solo argilo-calcários com afloramentos graníticos, o que permite dispor 29 talhões! E numa grande diversidade de castas, desde castas nacionais, francesas e italianas. Resultando, como referido anteriormente, em vinhos bastante complexos e aromáticos. Até porque o próprio solo tem uma retenção média de água.
Em termos climatéricos em meses de maturação as amplitudes térmicas podem atingir até 30º! Em que a orologia com mancha florestal circundante permite a proteção da vinha. Proporciona um clima pouco comum, moderado e fresco o que permite produção de castas como Alvarinho, Voignier, etc. Estes fatores permitem vinhos brancos de grande frescura devida a boa acidez, em vinhas com 10 anos de idade média.
ADEGA
A adega alia a tradição de produção de vinhos alentejanos à modernidade das suas instalações, inspirada em Nappa Valley, na Califórnia. O controlo é totalmente automatizado por aplicação informática. Existe ainda sala de reuniões e sala de provas.
Slideshow
ENOTURISMO
“O Monte da Ravasqueira organiza vários programas de visitas e cursos de vinhos, dispondo de um espaço para refeições, que serve o melhor da gastronomia regional. Dispõe ainda de um espaço, ideal para reuniões ou pequenos eventos, a Sala dos Azulejos” (in página do Monte da Ravasqueira )
O RESTAURANTE
LOJA
MUSEU DE ATRELAGEM (slideshow)
ALGUM PORTFÓLIO
Para mais algum detalhe e fichas técnicas, por favor siga por AQUI!
FONTE E FOTOS: Monte da Ravasqueira
2 Comentários