2050-369 AZAMBUJA
263 402 105
A tarde prometia e estava soalheira. De forma que me fiz à estrada.
Em meia-hora estava na Quinta Vale de Fornos onde aterrei de surpresa, ainda com a embalagem da cerimónia de entrega de prémios aos melhores Vinhos do Tejo.
Primeira nota, a Quinta estava preparada para receber alguém que ali aparecesse sem aviso prévio.
Fui então recebido pelo Sr. Engº João Manuel Cortes, responsável pela vinivultura e enólogo assistente, que me convidou a fazer um autêntico safari pela quinta.
Os vinhos da quinta denotam mudanças em perfis tradicionais, transitando para a modernidade.
Uma palavra de apreço e de realce à Sra. Da. Graciete Monteiro, proprietária, que apesar da sua idade revela estar longe de ser uma mulher anacrónica. Pelo contrário. Sempre de olhos postos no sentido do progresso, aliando a Quinta tradição à modernidade.
A CASA (Clique para ampliar)
Uma coisa me saltou imediatamente à vista: esforço desenvolvido para expandir ainda mais área de vinha. Embora o mercado interno seja pequeno, existe grande procura a nível mundial, sendo que a maioria dos produtores exporta já mais de metade da sua produção.
ASPETO DAS VINHAS (clique para ampliar)
O solo é argilo-calcário, com alguns floramentos arenito-calcários e o clima tipicamente mediterrâneo ao longo de todo o ano.
PORTFÓLIO
RESENHA HISTÓRICA
A Quinta Vale de Fornos é hoje o resultado da história que ao longo dos séculos por ali passou, consolidando a sua responsabilidade cultural.
Comprada por Dª Antónia Ferreira ( Ferreirinha ) para oferecer à sua filha, por altura do casamento desta com o 3º Conde da Azambuja, esta propriedade foi palco de passagens históricas, onde figuraram tão ilustres nomes como Napoleão e Cristovão Colombo.
Sendo uma propriedade de 200 hectares que alia a herança histórica e a tradição cultural ao lazer, aos eventos e, principalmente, à produção de vinhos, a Quinta Vale de Fornos torna-se um espaço único para quem a visita, onde impera a sintonia entre as componentes, como em nenhum outro lugar.
O Prestígio dos vinhos Quinta Vale de Fornos é capaz de gerar um produto sem fronteiras, influenciando, positivamente a crítica e contemplando o mercado global nos seus diversos segmentos.
Com uma tradição que remonta ao século XVIII, o objectivo da Quinta Vale de Fornos é internacionalizar a sua esfera comercial, preservando os seus valores culturais e as características próprias dos seus produtos.
A Quinta Vale de Fornos situa-se no concelho da Azambuja, em pleno coração do Ribatejo, beneficiando de uma excelente localização e de uma deslumbrante envolvência paisagística.
CONCURSO DE VINHOS DO TEJO 2014
1 Comentário