Uma notícia assim surge como um estrondo de uma bateria, duplamente triste, primeiro o falecimento prematuro de alguém que deixa uma família em luto, aos quais dedicamos os nossos sentidos e profundos pêsames pela perda e infortúnio ocorrido no passado dia 12 de Fevereiro de 2024, data que registamos com tristeza e saudade por um apaixonado e profissional dos Vinhos. Para ele um Até sempre Bruno Almeida! Obrigado Drummelier.
Bruno A. Da Silva Almeida nasceu em Maio de 1976, filho de pai de São Tomé e mãe de Moçambique, fazia 48 anos em 2024 se um triste acidente não tivesse colocado termo a sua brilhante vida tão prematuramente, que Lisboa viu nascer e que conheceu seu talento artístico, sim é verdade seu percurso como músico não foi tão curto assim, começa em 1995 com 19 anos anos quando assume a bateria de uma banda durante cinco anos e depois outros projectos musicais.
Não foi um mero sonho, teve ainda um percurso em diversas experiências musicais quando vivia em Portugal, além de músico foi Produtor executivo e coordenador de eventos no Centro Cultural Malaposta, mas é como baterista de uma banda pop-rock e metal que o leva a emigrar para o outro lado do atlântico.
Depois em Nova Iorque quando há mais de vinte anos ainda estava a recuperar da queda das torres gémeas, a indústria da música estava também em profunda alteração e o objetivo de singrar na música como baterista sofre um revés, nomeadamente por ter de colocar “comida na mesa”, acabou por mais tarde desviar o talento de Bruno e este entra no sector da hotelaria e restauração, e aqui, acaba por adquirir a paixão pelos vinhos e tornou-se um sommelier consagrado, formador e embaixador de Vinhos Portugueses de excelência.
Bruno Almeida constrói um percurso sólido com muita ambição e paixão, passou por diversas experiências profissionais, desde as posições mais básicas, até chegar a bartender e depois já com funções de gestão inclusive, pelo meio, sentiu necessidade de crescer como profissional e principalmente obter reconhecimento, e em 2014 alcança a certificação profissional como sommelier (escanção em Portugal) na Court Of Master Sommeliers Americas, e começa assim a criar ele também conteúdos e formações sobre Vinho e Destilados junto de profissionais, primeiro as equipas que geria, e depois outros que o procuravam para tal.
Seu conhecimento e entusiasmo por Vinho e pelos vinhos portugueses eram contagiantes, Bruno não se limitava apenas a recomendar rótulos, mas também compartilhava histórias e curiosidades sobre as vinhas, as uvas e as regiões de Portugal. Ele era um verdadeiro embaixador, conectando os apreciadores de vinho com a riqueza e a diversidade da produção vinícola Portuguesa, em 2023 é consagrado confrade na Confraria do Vinho do Porto.
Apesar de Bruno ter procurado fora de Portugal um futuro e oportunidades que não encontrava na sua terra natal, e se ter estabelecido profissionalmente e criado raízes fora de Portugal, aliás o seu filho nasce já em terras de Tio Sam, não deixou de manter viva a sua relação com Portugal, além de motivos familiares, a cultura Portuguesa, Sintra, Bucelas, e Porto mantinha as emoções bem vivas.
Nos últimos oito anos, foi sommelier no restaurante
Em qualquer contacto com o Bruno Almeida, fosse em Nova York ou em Sintra, fosse numa breve conversa ou nas suas formações, era perceptível como Bruno Almeida transmitia sua paixão com entusiasmo, ele apresentava aos participantes os sabores únicos dos vinhos portugueses, desde os frescos Vinhos Verdes até os robustos e encorpados vinhos do Douro, a abordagem que defendia e protagonizava era acessível e cativante, tornando o mundo do vinho menos intimidante para todos, além de ser muito genuíno e isso conquistava a admiração dos seus pares e todos aqueles que tiveram o privilégio de lidar e de o conhecer.
Ele deixou de tal maneira uma marca indelével como profissional e pessoa, que para assegurarem um futuro ao seu jovem filho, Alex Almeida, foi constituído um fundo educacional em benefício deste e o Tocqueville faz questão de o divulgar, já com meia centena de doadores e para um verdadeiro Embaixador dos Vinhos Portugueses, que deixa um legado de paixão, brio profissional e dedicação, não podemos ficar indiferentes e na presente homenagem, deixamos aqui o link, do gofundme para os interessados em aderir a este gesto de pura generosidade.