Vinhos e Sabores
Falar de sabores nacionais é falar também de harmonização dos vinhos com a gastronomia. Portugal tem inúmeros sabores e paladares endógenos, logo, diversas formas de combinarmos vinhos e gastronomia.
Para bem ilustrar gastronómicamente as favas, trago um queiroseano arroz de favas!
“E pousou sobre a mesa uma travessa a transbordar de arroz com favas. Que desconsolo! Jacinto, em Paris, sempre abominara favas! … Tentou todavia uma garfada tímida – e de novo aqueles seus olhos, que pessimismo enevoara, luziram, procurando os meus. Outra larga garfada, concentrada, com uma lentidão de frade que se regala. Depois um brado:
– óptimo!… Ah, destas favas, sim! Oh que fava! Que delícia! ”
A Cidade e as Serras
Ingredientes:
- Favas
- Cebola
- Alhos
- Azeite
- Louro
- Sal
- Pimenta
- Arroz
- Chouriço
- Presunto
Preparação:
Refogue e aloure uma cebola grande, picada, e alguns dentes de alho em azeite, junte as favas previamente descascadas e um pouco de caldo de carne ou de frango e deixe cozer durante cinco minutos. Junte então duas folhas de louro e três chávenas de água de cozer frango.
Quando levantar fervura tempere com pimenta, rectifique o sal e junte depois uma chávena de arroz. Quando estiver cozido, arrefeça um pouco o tacho mergulhando-o em água fria para que o arroz se mantenha “malandro”.
Entretanto aloure pedaços de frango cozido, numa frigideira com um pouco de azeite onde previamente tinha alourado alguns dentes de alho e acompanhe com o arroz.
Vinhos Recomendados
O que são as Favas ?
Fava ou feijão-fava é a denominação de um ou mais espécies de plantas da família das Fabaceae, em especial da espécie Vicia faba, ou ainda o nome da vagem seca de qualquer planta.
As favas são originárias do Peru. Dentre as populações autóctones dos Estados Unidos, as favas são tradicionalmente utilizadas na preparação do succotash, o que por vezes leva ao erróneo juízo de que as favas provenham do país.
As favas têm um sabor amidoso, semelhante ao da batata e uma textura granulada, mas ligeiramente amanteigada.
Como característica principal, destaca-se o ser muito rica em fibras, e em alguns sais de potássio, ferro, magnésio e ainda têm um elevado teor proteíco. A vitamina B1 é também um importante componente.
O consumo de fava nas quantidades recomendadas tem efeito positivo na redução dos níveis das substâncias gordas no sangue (colesterol sanguíneo e triglicéridos), na regulação do apetite e no funcionamento do trânsito intestinal.