Ao contemplar paisagens destas faz-me recordar o porquê adorar tanto este mundo dos vinhos !!!
Os trajetos percorridos
O Dr. Vasco d’Avillez refere sempre e bem que a “vinha transfigura completamente a paisagem de uma zona ou região”.
E estando nós na Capital do Vinho, Reguengos de Monsaraz, nunca podemos esquecer os Territórios em que estamos.
Nada mais certo !!!
Na visita ao Monte dos Perdigões mais de 250 hectares de vinha circundante me aguardavam, para que o prazer desta visita me marcasse completamente !!!
Vinhas organizadas e ordenadas. Espaço entre ladadas absolutamente limpo, com tudo “arejado” e fresado.
Henrique Granadeiro Júnior, foi quem me fez as primeiras honras da casa e num todo-o-terreno, fomos trilhar um pequeno safari matinal por entre vinhas frondosas, e em que destaco as cores púrpuras duma mancha de vinha de Alicante Bouschet !!!
Tenho que confessar, a minha casta “portuguesa” preferida.
Mostrou extremo conhecimento das vinhas que são suas, o extremo cuidado e orgulho com que trata e depois as mostra a um dos raros sortudos que tem o privilégio de aqui poder entrar, como o meu caso.
De salientar que foi casa de um dos vultos da cultura, historiados e humanista português: Damião de Góis !!! aalém destes predicados era de enorme sabedoria e grande intelectualidade.
Uma das marcas, o Poliphonia é ainda uma homenagem a um dos maiores maestros e compositores portugueses, Luís de Freitas Branco.
O aspeto arquitetónico da casa
Mas da história da casa falaremos mais em detalhe em futuras publicações.
Instalações
Da Receção de uvas aos lagares
Observe-se o grande detalhe da zona de lagares e remontagens em pedra mármore, endógena da zona e dada a sua reduzida condutividade de calor em tempo tórrido, mantém a área naturalmente fresca, dispensando refrigeração.
Adega
Sala de barricas
A visita terminou num almoço com o Sr. Jorge Rosado ao Restaurante Moira, relativamente ao qual saí absolutamente enfeitiçado e encantado com os sabores ali servidos onde se alia a sofisticação aos sabores e ingredientes endógenos. Local de paragem obrigatória !!!
No Monte dos Perdigões foram provados os vinhos do portófio. Prova essa da qual se dará conta mais à frente.
Uma das minhas melhores visitas !!! À nossa, Henrique Granadeiro Júnior e bem hajam também aos Srs. Jorge Rosado e João Soares pela receção e atenção !!
Uma palavra final
O miminho com que me presentearam diz muito do espírito da população de Reguengos, cujo Presidente, Dr. José Calixto, muito tem feito para dinamizar o concelho em torno da sua atividade económica mais importante. Bem hajam a todos !!!