A Finalíssima do Concurso de Escanção Seleção Europa chega a Alenquer16 e 17 de junho para determinar quem irá representar Portugal e mostrar a melhor forma de tratar o vinho e dá-lo a conhecer no nosso país. Alenquer, como destino vínico de referência e um dos maiores concelhos produtores de Lisboa, volta a afirmar-se num setor com potencial para crescer ainda mais.

Durante dois dias, os seis finalistas – os 3 melhores escanções das últimas duas edições do concurso Nacional de Escanções – concorrem entre si pela desejada Medalha de Ouro. Serão submetidos a provas divididas por três fases em que terão de realizar um teste escrito, uma descrição organolética de dois vinhos em língua estrangeira, provas práticas de harmonização e de serviço bar, uma prova-surpresa, entre outras valências a serem demonstradas.

O grande vencedor do concurso é revelado ainda na segunda-feira (17 de junho) ao final da tarde e irá representar Portugal no ASI Best Sommelier of Europe and Africa, que terá lugar em Belgrado (Sérvia), de 10 a 15 de novembro do corrente ano. A lutar pela glória estarão Marc Pinto, Filipe Wang, Diogo Pereira, Ricardo Ferreira, João Tiago Martins e Pedro Escoto [ver as biografias abaixo] no concurso internacional organizado pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale), fundada em 1969, da qual a Associação dos Escanções de Portugal foi uma das primeiras integrantes. Quem vencer, terá a possibilidade, durante três anos, de integrar ações de formação da Associação Empresarial de Portugal e da profissão de escanção.

O júri do concurso será composto por oito elementos: Manuel Moreira (presidente do júri), Carlos Lopes, Manuel Miranda, Nelson Guerreiro, Nuno Ferreira, Octávio Ferreira, Manuel Faria e Victor Pinho.

O presidente da Associação de Escanções de Portugal, organizadora da competição, agradeceu a Alenquer pela “receção e apoio” por parte do concelho “a um projeto que nos vai levar à Europa”. “Vão ser os nossos embaixadores dos candidatos que vamos apresentar no Campeonato Europeu. Esta é a primeira Finalíssima que é feita e é com muita honra que a fazemos em Alenquer e com os seus produtores. Será bom estreitar a relação entre Alenquer, os produtores e os escanções”, enalteceu Tiago Paula.

Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, manifestou o contentamento por ver a ‘Terra da Vinha e Vinho’ receber um evento de magnitude nacional patenteando uma simbiose natural entre a vila e o tema. “É uma possibilidade dos escanções conhecerem melhor, não só o vinho como o território de Alenquer. Levamos o vinho ao escanção e o escanção ao vinho e à vinha. É uma oportunidade também para os nossos produtores. Como sabemos, Alenquer é uma das regiões que contribui mais para a produção vínica em Lisboa e Vale do Tejo, com dezenas de milhões de litros de vinho. É justa esta aproximação e queremos que as pessoas percebam a produção que é feita em Alenquer e a qualidade que temos em termos de vinho. É algo sempre discutível, eu sei, há quem goste mais de outras regiões. No entanto, há espaço para todos, incluindo os vinhos de Lisboa que têm tido um crescimento de assinalar. Cabe-nos impor aos menus e ementas e restauração, na generalidade, os vinhos de Lisboa. Durante muitos anos, só determinadas regiões faziam parte dessas cartas. Lisboa já tem essa capacidade e competência para fazer parte das cartas da restauração, quer em termos nacionais e também internacionais. Por isso, os escanções são muito importantes neste processo”, agradeceu o edil alenquerense durante a apresentação.

PROGRAMA

16 de junho, domingo

11h | Prova seleção, prova escrita, prova organolética escrita e harmonização de comidas e bebidas
14h30 | Provas práticas de serviço de vinhos
Local: Fórum Romeira


17 de junho, segunda-feira

15h | Início de trabalhos da Finalíssima Concurso Escanção Seleção Europa: serviço de bar, prova-surpresa, decantação, harmonia de comidas e bebidas, prova organolética e quiz
18h | Networking Alenquer wines
Local: Fórum Romeira

 

BIOGRAFIA DOS CANDIDATOS

Marc Pinto: Atual escanção do estrelado restaurante FiftySeconds em Lisboa depois de ter passado vários anos em Barcelona por locais de referência desta cidade com várias estrelas Michelin. É o vencedor do Concurso Nacional de Escanções de 2022 e de 2023 e representou Portugal no ASI Bootcamp 2023.

 

Filipe Wang: Escanção e head sommelier no restaurante Kabuki Lisboa, já passou pelo restaurante Alma, em Lisboa, do chefe Henrique Sá Pessoa, também como head sommelier. Em Londres, passou por alguns restaurantes de renome internacional tais como o Dinner by Heston Blumenthal e o The Launceston Place onde trabalhou com o master sommelier Piotr Pietras. Foi o 3º finalista do Concurso Seleção Europa 2020 organizado pela Associação dos Escanções de Portugal, semi-finalista no Concurso Nacional de Escanções 2022 e conquistou o 2º lugar no Concurso Nacional de Escanções 2023.

 

Diogo Pereira: Atual escanção no Le Monument Restaurant, com uma estrela Michelin, tendo passado já pelo Pedro Lemos, também na cidade do Porto. Integrou o grupo de semifinalistas do Concurso Seleção Europa organizado pela Associação dos Escanções de Portugal em 2020 e alcançou o 3º lugar no Concurso Nacional de Escanções em 2022.

 

Ricardo Ferreira: Recentemente a trabalhar no projeto Equally Delicious Catering, passou antes pelo Rossio Gastrobar do Hotel Altis Avenida, em Lisboa, como escanção e sub-chefe de sala. Foi um dos semifinalistas do Concurso Nacional de Escanções 2020 realizado pela Associação dos Escanções de Portugal e 2º lugar no Concurso Nacional de Escanções 2022.

 

João Tiago Martins: Formado escanção na Scandinavian Wine Academy na Suécia onde reside e trabalha, atualmente no restaurante Teater Grillen. No percurso, conta-se a passagem pelos restaurantes de uma estrela Michelin, o Restaurante 28+ e o Koka, e, recentemente, pelo restaurante Aloë de 2 estrelas. Em 2020, foi um dos semifinalistas do Concurso Nacional de Escanções da Associação dos Escanções de Portugal e, em 2023, foi também semifinalista do Concurso Nacional de Escanções. Em 2021, competiu no Campeonato Nacional da Suécia, ficando no Top7.

 

Pedro Escoto: Escanção no restaurante Kabuki, em Lisboa. Representou recentemente Portugal no Campeonato Internacional de Jovens Sommeliers 2023, na Polónia, e foi semifinalista do Concurso Nacional de Escanções 2023.