A 22.ª edição do evento vai contar com um total de 50 produtores nacionais e a participação especial de vinhos de talha. Este ano, nas provas comentadas exclusivas, um dos protagonistas é o Czar 2014.
Com mais de duas dezenas de edições realizadas por cinco cidades portuguesas [Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Algarve], o Enóphilo Wine Fest apresenta-se, no próximo dia 20 de abril, naquele que foi o município que o viu nascer, há nove anos, então sob a designação de Lx Wine Fest.
Este ano, o Czar 2014 é um dos grandes protagonistas. Um vinho raro, invulgar e com um ADN muito próprio, oriundo da ilha do Pico, nos Açores, vai estar em prova comentada e exclusiva. Eleito Vinho do Ano 2023 pela Revista de Vinhos, esta é por isso uma oportunidade única para apreciar um néctar que já marcou presença em mesas de Papas, Reis e Imperadores e que está no mercado por mais de 500 euros. As provas comentadas vão ainda incluir mais dois momentos, um dedicado aos espumantes, pela voz da “Brut Experience” e, um segundo momento com os néctares da Vinilourenço, em Mêda. Estas três provas exclusivas terão uma capacidade muito limitada, que permitirão aos visitantes mergulhar na verdadeira essência daquilo que é o Enóphilo Wine Fest.
O festival de degustação de vinhos nacionais vai levar à capital portuguesa um cardápio excêntrico, onde também se incluem os muito apreciados vinhos de talha. As propostas são oriundas de 50 produtores nacionais, dos quais 10 são convidados. São esperados mais de 700 visitantes.
No Hotel Marriott, os enófilos terão oportunidade de conhecer mais de 350 vinhos. Nesta edição, a 22.ª do evento e a 8.ª em Lisboa, vão marcar presença meia centena de produtores, entre repetentes e estreantes, como Monte das Bagas de Oiro, Churchill’s, Terras de Mogadouro, Guadelim, Pingarelho, Baías e Enseadas e a Quinta da Costa do Pinhão. A lista completa será divulgada brevemente.
“Esta edição promete surpreender e transformar-se numa agradável tarde de provas e descobertas. Vamos ter um elenco de excelência a marcar presença nesta edição e algumas novidades na lista de produtores. Nas provas especiais esperam-se momentos verdadeiramente especiais e, em alguns casos, irrepetíveis, como será o caso da prova do Czar”, refere Luís Gradíssimo responsável do Enóphilo Wine Fest.
O célebre evento é conhecido por atrair um público bastante eclético, entre profissionais e entusiastas de vinho, com uma idade média superior a 25-30 anos. No total, já passaram pelas 21 edições do Enóphilo Wine Fest cerca de 12 mil visitantes e quase 700 produtores renomados. Entre Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e, mais recentemente, Algarve, estiveram em prova mais de 5 mil vinhos.
Os bilhetes para a próxima edição do festival de degustação de vinhos nacionais, a decorrer no Hotel Marriott, em Lisboa, a 20 de abril, já estão disponíveis, nos locais habituais e na Ticketline