Há já algum tempo que estou ligado e vou conhecendo os vinhos da Moldávia através do seu representante em Portugal.
Diga-se em abono da verdade que muitos destes néctares são de extrema qualidade e que em nada ficam atrás de vinhos do resto da Europa, e até mesmo de Portugal.
No fim-de-semana passado teve lugar a constituição da Confraria da Enologia e Gastronomia da Moldova, Capítulo I, que decorreu no imponente Palácio do Marquês de Pombal, precedido de receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oeiras e pelo seu Presidente, Dr. Paulo Vistas.
Sessão Solene na Câmara Municipal de Oeiras
Ao fundo vê-se o conhecido quadro do Marquês de Pombal, que é mundialmente famoso. Aqui vemos o original!
Cerimónia na Igreja
Uma fadista maravilhosa !
A Victoria Leuca foi uma surpresa ! Canta fado divinalmente, e sem sotaque num português perfeito!
A cerimónia contou com a presença do Sr. Embaixador da Moldávia em Portugal, Dumitru Socolan, do meu amigo Simion Croitoru, representante dos Vinhos da Moldávia e ainda Valentina Buliga, representante do Governo da Moldávia.
Sobre o Povo Moldavo em Portugal
Valentina Buliga, Presidente da Comissão Parlamentar de Politíca Externa e Integração Europeia, assim falou:
- Romeno: “Sunteti extraordinari ! Oameni cu demnitate, initiativa, dragoste de neam si tara, respectati de autoritatile portugheze.
Moldova trebuie sa redeschida usile pt cei care vor sa vina acasa, dar daca decizia lor e alta sa promivam astfel de politici ca ei sa se simta bine oriunde vor fi” - Português: “Vocês são incríveis! São homens com dignidade, iniciativa, amor e país, respeitados pelas autoridades portuguesas.
A Moldávia tem de reabrir as portas para aqueles que querem voltar para casa, mas se a sua decisão for outra para paragem, promovam essas políticas, e sintam-se bem onde quer que estejam.“
Não poderia estar mais de acordo. O povo da Moldávia residente em Portugal, apesar de ser de Leste, é um grande exemplo de integração, boa formação, acabei por fazer grandes amigos deste pequeno, jovem mas belo país.
Afinal, cultura, vinhos e gastronomia são um grande fator de amizade.
Bem hajas Simion Croitoru pelo teu convite.
2 Comentários
Pedro Baptista
7 anos atrásCaro Jorge
Tenho seguido as suas interessantes incursões na vinicultura moldava. Excelentes trabalhos. Mas resta-me sempre uma dúvida: onde posso adquirir estes vinhos porque alguns aparentam ser deveras interessantes.
Obrigado e receba daqui um abraço
Jorge Cipriano
7 anos atrásÉ muito importante para o Clube de Vinhos Portugueses que os seus artigos informam e agradam aos seus leitores. O distribuidor está no logo dos “Vinhos da Moldávia”. Basta clicar no banner. Cumprimentos. Jorge Cipriano