INGREDIENTES |
| PREPARAÇÃO |
¨ 600 gr de cação ¨ 2 L de água ¨ 3 dentes de alho ¨ 1 raminho de coentros ¨ 1 dl azeite ¨ 40 gr de farinha ¨ ¼ dl de vinagre ¨ 10 gr de massa de pimentão ¨ qb sal ¨ qb pimenta em grão ¨ qb pão de centeio
|
|
¨ Amanhar o cação, cortar em postas e cozer em água temperada com sal. ¨ Retirar o cação cozido e reservar o caldo. ¨ Pisar num almofariz o alho com o sal e os coentros (reservar alguns para polvilhar a sopa no fim). ¨ Colocar tacho ao lume. ¨ Adicionar o azeite e a mistura anterior. ¨ Deixar fritar um pouco. ¨ Misturar a farinha e mexer bem. ¨ Acrescentar o caldo de cozer o cação. ¨ Temperar com o vinagre, a massa de pimentão, o sal e a pimenta. ¨ Deixar ferver. ¨ Cortar o pão em fatias e colocar na terrina, colocar as postas de cação em cima do pão e regar tudo com o caldo bem quente. ¨ Polvilhar com coentros picados.
|
Esta semana trago uma receita para aquecer seu coração e espantar os vírus deste inverno.
Esta é uma receita que me foi passada pela minha avó paterna de origens alentejanas que nos deliciava com uma maravilhosa sopa de cação sempre que íamos visitá-la. A sopa de cação é o meu tributo há cozinha alentejana.
A minha avó no calor das brasas da sua lareira nos potes pretos tradicionais debaixo da sua chaminé com o presunto de porco preto a defumar (“com um cheirinho delicioso”) lá fazia esta maravilhosa sopa de cação que nos deliciava e encantava, que pode muito bem ser servido como prato principal devido há sua consistência e riqueza nutricional. Para acompanhar esta sopa de cação sugiro um bom vinho branco alentejano, pois claro!