Hoje 3 de Junho celebra-se o Dia Internacional do Sommelier data que surgiu em 1969 na França, quando foi fundada a ASI – Association de la Sommellerie Internationale e nesse sentido decidimos aqui homenagear a Arte e a Expertise do Sommelier.
Os vinhos portugueses são um tesouro inestimável, repletos de história, tradição e sabores únicos. Se é um enófilo apaixonado pelos vinhos portugueses, certamente já ouviu falar da figura do Sommelier.
Neste artigo, importa abordar o papel fundamental do Sommelier na apreciação e descoberta dos vinhos portugueses, desvendando seus segredos e compartilhando dicas valiosas para ampliar sua experiência como apreciador.
Quem é o sommelier?
O sommelier (que teve origem em França) ou escanção (em Portugal) é o profissional responsável por cuidar de tudo o que envolve Vinhos e bebidas num estabelecimento, nomeadamente da carta de bebidas de hoteis, restaurantes, bares, garrafeiras, etc.
É a pessoa indicada principalmente para cuidar dos vinhos de restaurantes, no qual o sommelier de vinhos é bastante requisitado para trabalhar em restaurantes de renome e em Portugal felizmente tem sido cada vez figura mais presente no canal horeca.
O Sommelier é um verdadeiro conhecedor dos vinhos, um especialista em explorar a diversidade e a riqueza dos rótulos portugueses. Sua missão é também orientar, educar e surpreender os clientes em primeiro lugar e os amantes de vinho, proporcionando uma jornada única de descoberta sensorial.
Com seu vasto conhecimento sobre as diferentes regiões vinícolas de Portugal, as castas autóctones e as técnicas de vinificação, o Sommelier é capaz de sugerir harmonizações perfeitas e revelar as histórias por trás de cada garrafa.
Sommelier e escanção
Sommelier ou um escanção são aliados preciosos para desvendar o vasto universo dos vinhos portugueses. Ele pode interpretar os gostos dos clientes e as suas preferências, recomendando rótulos que irão surpreender o paladar e principalmente complementar sua experiência gastronómica.
Seja um elegante Vinho da região dos Vinhos Verdes, um robusto Vinho do Douro, um Vinho do Alentejo ou um encantador Vinho da Madeira, o Sommelier ou o escanção está pronto para guiar os clientes por uma jornada de descoberta pelos diversos sabores autênticos de Portugal.
Além de seu conhecimento técnico, o Sommelier ou o escanção por norma é um verdadeiro contador de histórias.
Ele compartilha as origens de cada vinho, as tradições passadas de geração em geração e a paixão dos produtores que se dedicam a criar verdadeiras obras de arte engarrafadas. Por meio de suas narrativas, ele nos transporta para as paisagens vínicas portuguesas, nos conectando com o terroir e a alma de cada região.
Aqui chegados, é momento de brindar a todos os sommeliers, em particular todos os profissionais que bem cuidam do Vinho, em Portugal os Escanções representados pela AEP – Associação de Escanções de Portugal.