Tivemos oportunidade de provar mais um Vinho Regional Alentejano, o Alma da Ponte – Tinto 2017, produzido na região de vinhos do Alentejo, nomeadamente na Herdade das Assentes de Baixo, concelho de Cuba, com uvas criteriosamente seleccionadas e vindimadas à mão, formando um blend alentejano com as castas Aragonês, Alicante Bouschet, e Touriga Nacional, um vinho intenso e saboroso.
Joaquim Costa Vargas – Sociedade Agrícola e Vinhos, Lda é um produtor situado em pleno Alentejo, Cuba, inserido na região vitivinícola da Vidigueira, zona com apontamentos históricos sobre a vinha e o vinho e entre outros Vinhos, partilhou este Vinho Tinto Alma da Ponte 2017.
Quando se afirma que Vinho é poesia ou história engarrafada, este Vinho pode ser um bom exemplo levado ao extremo dessa afirmação, pois é um momento de partilha do produtor sobre o terroir, e principalmente a história de uma ponte, nomeadamente uma Ponte Romana na localidade alentejana Vila Ruiva.
Um vinho produzido numa região onde existem referências históricas constantes que remontam aos princípios da nacionalidade, tal é a importância que esta cultura tem tido ao longo dos tempos na região.
Sobre o Vinho Aprovado
Região: Alentejo
Produtor: J. Costa Vargas, Lda.
Castas: Aragonês, Alicante Bouschet, e Touriga Nacional.
Álcool: 15.º
Nota de Prova
- Aspecto: Apresenta uma bonita cor rubi com laivos violáceos.
- Aroma (nariz): Aromas a frutos vermelhos bem maduros, com notas de baunilha.
- Paladar (boca): Já na boca é um vinho equilibrado e bem integrado com a madeira, com uma boa estrutura, taninos presentes embora suaves e acidez equilibrada, delicado mas de carácter vincado e sedutor.
- Final de boca: Um excelente final de boca.
Classificação: 90
Antecedentes:
Não temos registos anteriores deste Vinho Tinto Alma da Ponte, a não ser outros vinhos do mesmo produtor, clique aqui.
Harmonização:
Tivemos este vinho tinto Alma da Ponte 2017 a combinar e muito bem com queijos, mas é uma óptima companhia numa refeição com carnes vermelhas, assados no forno e refeições com pratos condimentados e mais não seja, um copo na mão com este vinho e servirá de óptima companhia.
Apontamento final:
Uma agradável surpresa, e fica a suspeita, tal como outros vinhos deste produtor, que daqui a algum tempo ainda poderá evoluir, pelo que pode ser uma boa aposta para guardar pelo potencial verificado segundo o painel de provadores deste portal.
1 Comentário