Foi provado o vinho Escondido Tinto 2012, produzido na região de Vinhos de Lisboa, pelo produtor Aníbal Coutinho.
O vinho teve um estágio de 24 meses em três barricas, duas de carvalho americano (uma nova e outra no segundo ano), a outra de carvalho francês (no segundo ano), tendo sido sujeito a provas regulares durante mais de um ano, após o seu engarrafamento.
REGIÃO: Lisboa
PRODUTOR: aníbal Coutinho
CASTAS: Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Touriga Nacional
ÁLCOOL: 14,5%
CUSTO: 90€
Clima: Clima Atlântico marcado pela brisa marinha.
Solo: Argilo-calcário, com textura argilosa e franca
Denominação: IG Lisboa
- ASPETO: cor violácea viva.
- AROMA: Apresenta notas de fruta silvestre amoras, framboesas maduras, cacau, frutos secos, avelã, noz, suave tosta, grafite, ainda alguns herbáceos e couro.
- BOCA: Vinho com taninos sedosos, concentrado, com boa dose de complexidade, frescura, notas de baunilha, corpo untoso e mastigável.
- FINAL: Termina com muito boa persistência.
Classificação: 95
Temperatura de Serviço: 16ºC
Harmonização (wine pairing):
Um vinho taninoso, com estágio em madeira, muita fruta requer um prato bem condimentado. Este leva pimenta e mostarda que são temperos relativamente fortes.
Receita
Ingredientes (para 5 pessoas):
- 1 embalagem de 600 g de pernas de coelho
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- 2 dl de vinho do Porto
- 1,5 dl de azeite
- 2 colheres (sopa) de mostarda
- 1 lata de cogumelos
- 2 dl de natas
- Farinha para polvilhar
Preparação:
Aprox. 1 hora + tempo de marinar
Tempere as pernas de coelho com sal, pimenta e o vinho do Porto. Mexa e deixe marinar no frio durante 2 horas.
Depois, escorra a carne e reserve a marinada. Passe as pernas de coelho por farinha e frite-as no azeite até ficarem douradinhas.
Junte a marinada à carne, bem como a mostarda, tape e deixe cozinhar em lume brando durante 40 minutos. Se verificar que tem pouco molho, vá acrescentando água aos poucos.
Ao fim desse tempo, junte os cogumelos previamente escorridos e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Por fim, acrescente as natas e deixe ferver até obter um molho cremoso. Retire e sirva quente. Pode acompanhar com massa cozida ou arroz branco.
2 Comentários
Carlos Sintra
8 anos atrásHonestamente, começo a duvidar que haja mercado para vinhos deste preço (independentemente da sua qualidade), estes níveis de preços, respondem mais a questões de marketing ou mesmo de vaidadezinhas que a reais situações de custos produção e procura! e é só uma questão de acumular de stocks, que o bom senso reporá as coisas no seu lugar.Como no mercado accionista! Com os devidos estragos!
João Santos Alves
8 anos atrásViva, agradecidos pelo comentário, é muito importante para a equipa do Clube de Vinhos Portugueses o feedback dos nossos seguidores. Tenha uma boa semana e bons vinhos!